O que fazer quando o filho fala palavrão

Tente fazer com que a criança entenda que palavrão ofende e deixa o outro triste.

03/07/2012 18h47m. Atualizado em 13/11/2014 21h32m por:

 

educar a criança para nao falar palavrãoA fase das primeiras palavrinhas do bebê é realmente maravilhosa, não? Deve ser gratificante ouvir seu pequeno se esforçar para soletrar o nome da irmazinha ou pedir água.

Em questão de pouco tempo lá está o filhote andando sozinho, gargalhando, pedindo tudo e..espera. Você ouviu um palavrão? Foi? Isso não é nenhum pouco gratificante? Mas, e agora, o que fazer quando o filho fala palavrão?

Uma das grandes dificuldades é explicar a criança porque as tais palavras são tão agressivas e dignas de repressão imediata. Não adianta, por mais que você eduque seu filho explicando o que pode ou não ser dito, um belo dia você têm sérios riscos de ouvir um “filha da…” ou coisas do tipo.

O motivo é simples: por mais que você queira, eles não vivem ao seu lado o dia todo e o convívio com outras pessoas, os coleguinhas da escola por exemplo ou, até mesmo ouvindo nas ruas, faz com que a criança reproduza o que foi visto e ouvido.

O que fazer quando o filho fala palavrão

O educador Marcos Ribeiro dá algumas dicas caso você ouça algo “feio” saindo da boca de seu filhote:

– Explique a criança o que significa um palavrão,claro, sem entrar em detalhes de significados. Diga que os significados são muito feios e usados somente para expressar situações ruins como raiva, irritação;
– Diga que esses termos ofendem as pessoas e as deixam tristes, por isso, deve evitá-los;
– Não esqueça que logo isso passa. É só uma fase.

Nota: O educador sinaliza para que observe se o comportamento da criança não seja para chamar a sua atenção. Se concluir que esse é motivo, é hora de parar e pensar no porque dessa atitude.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *