Minha filha menstruou: Saiba tudo sobre menstruação

A primeira menstruação é sempre cercada de emoção e transformação.

27/07/2012 08h43m. Atualizado em 08/10/2014 22h50m por:

 

minha filha menstruouMenininha sempre. É assim que a maioria dos pais gostariam que fossem suas filhas. Assim, elas estariam sempre por perto, protegidas e amparadas pela mamãe e o papai que as amam tanto. Só em sonho, afinal, como diz o ditado “a gente cria filhos para o mundo”. Ainda não sou mãe, mas já percebi que é assim que funciona. Sua princesinha logo começa a balbuciar suas primeiras palavras, dar seus primeiros passinhos e quando você menos espera ela diz na lata: “Mãe, menstruei!”. E agora, mamãe?

Minha vó até hoje diz que quando a menina menstrua, passa a ser uma “mulher”, ou seja, sua vida reprodutiva começa e todo cuidado é pouco para não ocorrer uma gravidez indesejada mas, isso fica para outro post, ok?

Idade de Menstruar

Nas antigas gerações, a idade média da menarca (primeira menstrução) era entre 14 e 16 anos. Nos dias atuais, meninas com apenas 9 anos de idade já menstruam.

Pode parecer precoce, mas não é; segundo os médicos, os pais só devem se preocupar se o sangramento ocorrer antes dos 8 anos de idade.

Se antes as meninas em sua maioria tomavam um enorme susto, sem entender direito o que acontecia, hoje, como vimos lá na “suposição” do início do artigo, elas sabem exatamente o que acontece. Ponto para as mamães que tratam logo de adiantar o assunto para que sua filha não se apavore diante do episódio. As escolas também têm papel importante nessa “conscientização” de que a primeira menstruação(menarca) é uma mudança biológica natural para toda menina.

Primeira Menstruação

Mesmo com tanto esclarecimento, menstruar pela primeira vez mistura muitos sentimentos e expectativas, como vergonha, medo, ansiedade…Fora os incômodos físicos como o uso de absorvente e o desconforto das cólicas. Mas, mesmo sabendo que você também fica na mesma expectativa, POR FAVOR, não vá contar ao pai do grande “momento” da sua filha, a não ser que a queira deixar morta de vergonha sem sair do quarto por 1(um) mês. Ah, nem para as titias, amigas, nem ninguém…quem decide isso é ela, viu, mamãe ansiosa? Esse é um momento íntimo de sua filha e merece respeito.

Prever como sua filha vai reagir quando menstruar pela primeira é impossível. Cada menina lida de uma maneira com a situação. Priorize apenas explicar que essa é uma fase natural e nada de soltar frases desagradáveis como “pare de frescura” ou “não estamos mais no tempo da sua avó”, caso ela não aceite bem a mudança.

Aproveita o momento da primeira menstruação para se aproximar ainda mais de sua filha. Você já passou por tudo isso e sabe melhor que ninguém como é. Aproveite para conversar com ela, dar dicas importantes de saúde íntima e explicar mais sobre as relações sexuais (agora o termo “mulher” se aplica bem aqui, entende?)

Não se esqueça: marque a primeira consulta ao ginecologista o mais breve possível. Além de ser examinada por um profissional, sua filha terá todas as explicações técnicas que precisa, mas, você pode adiantar que a menstruação é o resultado do desprendimento das células que forram o útero, preparando-o para receber um possível feto.

Risco de engravidar

Como não ouve fecundação, ele se desprende e é eliminado pelo organismo; ou seja, ela agora corre o risco de engravidar se praticar relações sexuais sem prevenção. Se achar que o tema é delicado demais para você, peça ajuda ao ginecologista para passar essas informações mais esteja presente.

Você também deve estar ansiosa e ao mesmo tempo apreensiva com essa nova fase da vida de sua filha, mas, não esqueça que esse momento é só dela e não convém você contar a meio mundo, mas, como disse, é uma ótima hora para maior aproximação entre vocês.

Vídeo: Tudo Sobre Menstruação

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *