Como fica o Homem durante a gravidez

Marido, companheiro e parceiro são qualidades imprescindiveis num relacionamento e mais ainda quando a mulher esta grávida.

06/08/2012 17h01m. Atualizado em 08/04/2013 14h29m por:

 

Como fica o Homem durante a gravidezO que acontece com o homem durante a gravidez? Estamos sempre falando que a futura mamãe fica “assim”, fica “assado”, discutimos formas para que a grávida passe por uma gestação mais tranquila, damos inúmeras dicas para desconfortos próprios do período mas, estamos deixando de lado o outro “lado” da gravidez: o papai! Afinal, esse bebê não foi parar aí na sua barriga sozinho, não é?

O homem também sofre inúmeras mudanças durante a gravidez de sua esposa e companheira, não só no aspecto físico como muito mais, nas alterações mentais. Como deve ficar a cabeça desses futuros pais durante a gravidez?

 O que acontece com o homem durante a gravidez

Psicólogos e especialistas chegaram a uma conclusão: a gravidez realmente demora mais tempo para se tornar real para o homem. O bom disso tudo é que você, futura mamãe, pode e deve auxiliar para isso seja diferente: “cabe à gestante incluí-lo nas consultas, pedir sua participação, trazê-lo para as decisões, conversar sobre o que ambos sentem, incentivá-lo a falar com o bebê na barriga.

Se o homem não tiver essa iniciativa, não significa necessariamente desinteresse, mas, sim, desconhecimento e estranhamento da situação. A postura da futura mãe, pode ser determinante neste momento”, explica a Dra. Natércia.

Se vocês estão passando por um gravidez de risco, nem sempre o silêncio dele, pode significar indiferença. Muito pelo contrário: o pai se cala para evitar que a mulher fique ainda mais tensa.

“Os homens também se angustiam, têm medos e preocupações que precisam ser acolhidos. Ele não deveria ser coadjuvante em termos emocionais. É preciso cuidar do homem, para que ele possa se sentir realmente importante em todo o processo”, esclarece a psicóloga Eliane Rovigatti Gasparini, do IPGO – Instituto Paulista de Ginecologia, Obstetrícia e Medicina Reprodutiva de São Paulo.

E a dica não é destinada somente aos casos de gravidez mais complicadas não; é para toda e qualquer gestação. Além dessas alterações que muitas vezes interpretamos de forma errada, listamos para vocês as mudanças mais óbvias no comportamento dos futuros papais e, claro, a explicação médica para que se portem de cada forma aqui pontuada. Vejam só que interessante:

Maridão mal humorado: O auge acontece quase sempre entre a 6ª e a 8ª semana da gestação. Isso acontece por conta dos hormônios que começam a mudar (sim, os deles também mudam!) mas, cada casal vive a situação de maneira diferente.

Montanha russa hormonal: Confessa que você achou que era só com você! Pois é, em alguns casos a própria grávida quase não sente alterações de humor tão constantes. Sobra tudo para o futuro papai. Sabe porque eles mudam assim? Porque as alterações hormonais vividas pela grávida fazem com que ela exale alguns feromônios. Quando os capta, o homem começa a ter seu nível de prolactina nas alturas, o que estimula seu lado paternal.

Alteração de peso: O peso dele se altera devido as mudanças hormonais que, de certa forma, fazem o papai se solidariezar com a mamãe, sentindo-se grávido também em questões emocionais. O resultado é ansiedade nas alturas e, consequentemente, mais apetite. Já outros, podem fazer o contrário e adotar hábitos mais saudáveis para acompanhar a gravida e até mesmo para estarem bem para receber o filhote.

Que loucura, não? Mas, ao mesmo tempo, é lindo ver como os homens são influenciados e tocados pela paternidade antes mesmo de verem a carinha de seus pequenos. Sabendo disso, que tal dar uma maneirada nos desejos mirabolantes, hein? Sejam parceiros não só nas sensações como também apoiando um ao outro.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *