Conjuntivite em crianças

No inverno o vírus é a principal causa de conjuntivite em criança.

01/08/2012 14h24m. Atualizado em 19/11/2014 22h01m por:

 

conjuntivite em criançasNo inverno, muitas doenças associadas surgem com a queda de temperatura e baixa umidade do ar e o grupo que mais sofre com as doenças típicas da estação do frio, são as crianças. Elas possuem o sistema imunológico mais frágil, o que facilita o contágio por vírus e bactérias no ar. Gripe, sarampo, escarlatina (lá do fundo do baú mas tem voltado a lotar os postos de saúde com crianças contaminadas) são só algumas das doenças que vieram com tudo no inverno.

Além delas, uma velha conhecida nossa tem dado o “ar de sua graça” nos olhinhos dos nossos pequenos. É a conjuntivite em crianças nessa época do ano.

A doença é facilmente transmitida e, por nossas crianças passarem a maior parte de seu tempo em creches, escolas e meios de trasporte, são um grupo bem vulnerável para a conjuntivite, que, é uma infecção que atinge um ou ambos os olhos. Como toda infecção, não tem ambiente melhor que ar seco, poluição, baixa umidade do ar e muitas pessoas em ambientes fechados…Inverno, né? Por isso, muito cuidado, mamães!

Sintomas da Conjuntivite

A conjuntivite é extremamente incômoda,dolorosa e requer cuidados. Os principais sintomas são:
– olhos vermelhos e lacrimejantes;
– sensação de areia nos olhos;
– ardência;
– sensibilidade à luz;
– inchaço nas pálpebras.

Os médicos recomendam que assim que as crianças apresentarem 2 ou mais sintomas, parem de frequentar as aulas e outras atividades coletivas para evitar o contágio de outras crianças e,controlar a doença. Como já estamos no mês de julho, é mais fácil devido a proximidade do recesso escolar.

Não é porque a doença é, de certa forma, “comum” no dia a dia que não precisa ser tratada. Muito pelo contrário: a falta de cuidados e consulta com um especialista pode causar sérios danos.

Transmissão da Conjuntivite

“Há vários tipos de conjuntivite e alguns podem apresentar sequelas ou a necessidade de um tratamento mais complexo”, explica Pedro Antonio Nogueira Filho, oftalmologista do Hospital de Olhos Paulista. E completa: “A contaminação acontece pelo contato direto com as secreções pelas mãos, toalhas e outros objetos. Por isso é importante que o doente seja afastado de lugares públicos para não contaminar outras pessoas”, aconselha o médico do Hospital de Olhos.

Tratamento da Conjuntivite

O tratamento da conjuntivite é feito basicamente com colírio devidamente receitado pelo oftalologista. A prescrição é essencial já que existem diversos tipos de conjuntivite; alérgica, viral e bacteriana. Dessa forma, não esqueça: leve a criança ao médico o quanto antes, só ele saberá qual melhor tratamento.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *