Meu filho não gosta do professor: O que fazer?

Seu filho não esta mais gostando de ir a escola, uma das razões é que ele não gosta do professor, como agir nessa situação?

07/09/2012 14h37m. Atualizado em 13/11/2014 22h31m por:

 

meu filho não gosta do professorO que fazer quando o filho(a) não gosta do professor? Quem é mãe deve ter um pensamento do tipo “quem dera se nossos filhos pudessem ficar 24 hs debaixo das nossas asas”. Assim, você poderia protegê-lo de toda e qualquer possível ameaça e manter seu pequeno sempre bem. Mas, como os mais antigos dizem, “criamos filhos para o mundo e não para nós”.

Em pouco tempo sua criança deixa de ser aquele bebê indefeso e começa a se interessar pelo mundo que o cerca. Começa a desenvolver a fala, os primeiros passos e mostrar muito de seus interesses e preferências. Mas, sem um “empurrãozinho”, esse desenvolvimento fica bem mais lento e pode até mesmo prejudicar seu filho mais a frente. É por isso que a escola é tão importante na vida de nossas crianças, desde muito cedo. É lá que seus sentidos são estimulados, sua personalidade e seu aprendizado.

Quando deixamos nossas crianças na escola esperamos que elas aprendam coisas novas e saiam de lá cada vez mais felizes e espertas. É por isso que quando, ao invés de ter seu filho saltitante de alegria contando todas as novidades do dia agitado e animado, você o vê reclamando do colégio e batendo pé, fica logo preocupada.

Dificuldade entre professor e a criança.

Meu filho não gosta do professor. Normalmente você fica alarmada ao ouvir essa declaração do seu filho mas, é preciso ter calma antes de tomar qualquer atitude, afinal, a sua forma de lidar com a situação pode melhor muito ou piorar ainda mais as coisas.

“Procurar uma resolução pacífica garante o melhor resultado para a vida escolar do seu filho, já que uma boa relação entre o aluno e o professor é um dos fatores que mais influenciam na aprendizagem” explica a psicóloga e pedagoga Neide Saisi, da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo).

meu filho nao gosta professor

Distração, irritação, sem vontade de ir na escola, essas são algumas causas.

Sinais de problemas na escola

Se seu filho têm apresentado muitas dificuldades em aprender, vêm tirando muitas notas baixas ou simplesmente não mostra a menor vontade de ir pra escola, é hora de perguntar como anda sua relação com o professor. Lembre-se que nem toda criança têm o costume de contar aos pais como é a relação e aí, se seu filho for uma delas, você não vai deixar passar o problema.

Felizmente, essas situações são resolvidas apenas por meio de uma boa conversa.

“Basta os dois lados estarem abertos”, diz a psicóloga Sueli Conte, autora do livro “Bastidores de uma Escola” (Editora Gente). Ela esclarece que o primeiro passo é descobrir o que causou a desavença entre aluno e professor que, pode ser resultado de comportamento indevido tanto do aluno, quanto do profissional. “O professor é um ser humano, ele também erra. Fatores como estresse, salas de aula lotadas, problemas emocionais, acabam causando alguns tipos de atritos: classes lotadas, estresse, problemas emocionais…Tudo isso pode levar o educador a ter atitudes inadequadas. “Mas normalmente ele é bem intencionado e está disposto a se corrigir se perceber se agiu de forma injusta”, afirma Sueli Conte.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *