Nenhum método Contraceptivo é 100% Eficaz

Falar que um método contraceptivo é totalmente eficaz, não condiz com a verdade, todos tende a ter uma pequena possibilidade de falhar. Mais o mais usado ainda é a pílula.

10/10/2012 08h45m. Atualizado em 24/07/2014 13h58m por:

 

anticoncepcionalNenhum método contraceptivo é 100% eficaz. Um dos dilemas de toda mulher, no dia seguinte à relação, é a possibilidade de ter ficado ou não grávida. Isso aflige até mesmo as mais precavidas, pois o método adotado para prevenir pode não garantir ausência de fecundação.

Métodos para impedir a gravidez são inúmeros, para todos os gostos e necessidades possíveis. Basta escolher o mais adequado, de preferência com o auxilio de seu médico, e adotar continuamente. Contudo, deve-se ressaltar que método nenhum garante sucesso absoluto, até mesmo os mais eficazes.

Pílula anticoncepcional: método mais usado<h/2>

Um dos métodos contraceptivos mais utilizados é a pílula anticoncepcional, ainda que outros métodos venham ganhando aceitação aos poucos. A laqueadura, um dos métodos mais seguros que há, garante que não haja fecundação em 99% dos casos. Mesmo esse 1% ainda preocupa muitas mulheres. Já houve casos de mulheres laqueadas que engravidaram, pois acreditavam que estavam totalmente isentas dessa possibilidade.

Nos períodos férteis, onde a possibilidade de engravidar aumenta consideravelmente a preocupação ainda é mais justificada. A pílula do dia seguinte, com altas doses de hormônios, é uma opção, principalmente para aqueles encontros inesperados. O problema é que ela não pode ser utilizada como hábito, pois altera o controle hormonal da mulher.

Preservativo

O uso de preservativos tem sido aconselhado não somente pela prevenção da gravidez, mas por evitar a disseminação das doenças sexualmente transmissíveis.Mas também já ouvimos falar de muitas camisinhas estouradas.

Caso tenha tomado todas as precauções possíveis e ainda restar dúvidas quanto à fecundação, fique atenta aos sinais de gravidez, já presentes nos primeiros dias da gravidez.

Uma opção para verificar se esta ou não grávida são os exames vendidos nas farmácias. O recomendável, porém, é procurar seu médico e fazer um exame laboratorial, que informará com mais exatidão se houve ou não fecundação.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *