Armazenamento do cordão umbilical: Nova técnica

A importância de se armazenar o cordão umbilical.

13/11/2012 22h58m. Atualizado em 19/11/2014 22h03m por:

 

armazenar cordão umbilicalVocês sabem quanto custa para armazenar o Cordão Umbilical? Quando nascemos, mal sabemos que a vida mansa acabou e que vêm pela frente uma longa e difícil jornada, específica para cada um de nós. No meio da caminhada, algumas pessoas se deparam com sérios problemas de saúde que, talvez fossem facilmente resolvidos se nossos pais estivessem ao alcance, a tecnologia e avanço médico que temos hoje.

Doenças como leucemia, por exemplo, pode ser tratada de forma segura e eficaz num indivíduo que tenha armezanado o seu cordão umbilical. O cordão, que sempre foi descartado a tanto tempo durante o parto, agora ajuda a recuperar saúde.

A técnica de células-tronco começou a ser utilizada há alguns anos, no tratamento doenças variadas. O meio mais seguro encontrado para armazenamento do maior número de células se consegue pelo armazenamento do sangue contido no cordão umbilical. Mas, as pesquisas não pararam e recentemente médicos descobriram que ao invés de armazenarem só o sangue, o indivíduo tem muito mais possiblidades se o cordão por completo for armazenado. No futuro, ele pode salvar a vida e até mesmo evitar doenças sérias.

Benefícios do Armazenamento do Cordão Umbilical

O cordão umbilical possui células-tronco especiais chamadas mesenquimais. Elas consequem se transformar em todo tipo celular especializado de qualquer órgão ou tecido. Incrível, não é? Assim, é possível tratar doenças de origem sanguínea e do sistema imunológico.

A nova técnica de armazenar o cordão umbilical, chegou recentemente ao Brasil, mais precisamente no início de 2012. Mas, para o Dr. Marlon Knabben de Souza (hematologista e hemoterapeuta), sendo que a maior vantagem de congelar todo o cordão umbilical e não só o sangue como era feito anteriormente, é armazenar células tronco de ambos (sangue e cordão), o que possibilita muitas outras opções de tratamento.

“Além disso, o processo de coleta, além de não invasivo, é absolutamente seguro tanto para a mãe como para o bebê e aproveita um material que seria descartado”, afirma o especialista.

As descobertas tendem a crescer ainda mais. O médico informou que as célula-tronco mesenquimais têm sido estudadas por grandes centros de pesquisa de vários países.

“Estuda-se o potencial terapêutico em doenças como diabetes tipo I, diabetes tipo II, cirrose hepática, infarto agudo do miocárdio, miocardiopatia dilatada idiopática, queimadura aguda, lesões articulares e osteotendíneas relacionadas ao esporte e doença de Alzheimer”, explica o Dr. Marlon.

Custo Armazenamento do cordão umbilical

O custo de congelar o cordão umbilical é muito elevado para a realidade econômica da maioria da população (apesar de que isso não é novidade…). O preço pode variar de R$6.000,00 só no primeiro ano de armazenamento do cordão. A partir do segundo ano, o valor cai para, aproximadamente, R$1.000,00 para que as amostras continuem sendo armazenadas para um possível uso futuro. Ainda assim, acredito que vale a pena o esforço, uma vez que o valor pode ser parcelado e os benefícios para saúde de seu filho, nossa, serão incontáveis!

Quem pode Armazenar o Cordão Umbilical?

Toda gestante pode armazenar o cordão umbilical do bebê. Apenas em algumas situações onde existam alterações anatômicas ou intercorrências no parto, no momento do nascimento, a coleta é contraindicada ou inviabilizada.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *