Primeira ejaculação do menino: Espermarca ou semenarca

A puberdade se inicia com a primeira ejaculação do menino, que acontece por volta dos 12 anos de idade.

09/04/2013 16h06m. Atualizado em 31/10/2014 22h41m por:

 

primeira ejaculaçãoQuando acontece a primeira ejaculação do menino. Muito se fala na primeira menstruação da menina, a menarca, mas não se ouve muito questionamento sobre a primeira ejaculação do menino, que é conhecido também por espermarca ou semenarca. A primeira ejaculação do menino ocorre por volta dos 12 anos e oito meses, quando ela ocorre indica que o jovem entrou na puberdade.

Nessa fase, os meninos passam a ter pêlos pubianos, axilares e faciais, e o pênis e os testículos aumentam de tamanho”, explica o urologista Eduardo Bertero, do Hospital do Servidor Público Estadual, de São Paulo.

Geralmente a primeira ejaculação do menino acontece durante o sono (polução noturna). Quando o menino desconhece o que esta havendo com ele, pensa até que fez xixi na cueca. Um detalhe, a maioria não menciona o acontecido para ninguém.

Ejaculação

Com a ejaculação do menino se confirma que os espermatozoides estão em ação, sendo que no primeiro ano, apesar da baixa produção de esperma, se transar sem proteção existe o risco de gravidez.

“Diversas transformações típicas da adolescência acontecem: interesse pelo sexo, conflitos internos de ajuste (ele não é mais criança e ainda não é adulto), rebeldia, aumento de pêlos, oscilação e engrossamento da voz”, diz o Dr. Renato Fraietta, médico urologista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Atenção: Apesar do menino ter ejaculado não quer dizer que ele esteja pronto para iniciar a vida sexual, e muito menos apto para ser pai.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *