Colesterol em crianças pode ser genético ou alimentar

O colesterol alto em criança, pode ter dois fatores: genético ou alimentar.

28/05/2013 17h15m. Atualizado em 19/11/2014 22h05m por:

 

Colesterol em CriançaTaxa elevada de colesterol em criança vem ocorrendo com mais frequência e o pior cada vez mais cedo. Alguns fatores que podem provocar colesterol alto em criança são: alimentação inadequada( horários e o que come). Os Pais devem estar atentos aos que os filhos andam comendo, principalmente quando estão fora de casa, no caso as cantinas das escolas, que muitas vezes fornecem alimentos industrializados e fast food, orientação e mudanças de hábitos que se iniciam em casa são essenciais. Em casa os pais devem ser exemplos em relação como se alimentar adequadamente e o que entra em casa, quero dizer na cozinha, alimentos saudáveis.

Outro inconveniente que leva o colesterol alto em crianças é o sedentarismo, principalmente quando a moradia é apartamento, as crianças nesse caso, acabam optando por ficar na frente de um computador ou vídeo-game e as atividades e brincadeiras ficam para trás. Leve seu filho para andar de bicicleta com vocês ou inscreva-o em esportes que ele goste de fazer. Não estamos falando em atividades intensas, mas sim prolongada.

opções alimentar inteligente

opções alimentar inteligente

Tratando e Prevenindo Colesterol alto

O tratamento de colesterol elevado no organismo, envolve alterações e mudanças de hábitos principalmente aqueles relacionados à alimentação, reduzir a ingestão de gorduras, aumentar as fibras e introduzir carnes mais magras. Praticar regularmente atividade física. Os Pais e cuidadores devem ficar atentos e esclarecer para criança os alimentos da cantina da escola que devem pedir, opções mais saudáveis .

Quando existe uma predisposição a ter colesterol elevado, o exame para medir o colesterol, deve ser realizado a partir dos três anos de idade na criança.

Limites de colesterol em crianças e adolescentes

–  idade de  5 a 9 anos: até 186 em meninos e até 197 em meninas
–  idade de  10 a 14 anos: até 201 em meninos até 205 em meninas
–  idade15 a 19 anos: até 191 em meninos e até 208 em meninas

Quando dosar colesterol em crianças e adolescentes

– História na família de hipercolesterolemia;
– Infarto precoce na família
– Doenças associadas que possam levar ao colesterol alto (obesidade, doenças do fígado, dos rins)

Doenças congênitas

Não é apenas o colesterol elevado que ameaça a saúde do coração das crianças. Existem doenças congênitas que podem ser diagnosticadas antes do nascimento, por meio de acompanhamento pré-natal.

“As principais doenças cardíacas encontradas em crianças são as congênitas, em que erros na embriologia ocasionam defeitos anatômicos em estruturas cardíacas, gerando doenças que, de acordo com o tipo de defeito, podem ser mais ou menos graves”, afirma o professor adjunto de cardiologia da Faculdade de Medicina de Rio Preto, Paulo Nogueira

Manter o controle é a melhor prevenção

.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *