
Já ouviram falar em fisioterapia pélvica para grávidas. Cada mês que passa a barriga vai aumentando, sem dúvida é motivo de muita felicidade numa gravidez. Como já sabemos, as transformações na gestação são muitas, principalmente as hormonais, a fim de dar estrutura ao desenvolvimento do bebê, e isso sempre tira a mulher da rotina, seja para mais ou para menos. Então é onde começam a aparecer enjôos, dores, cãibras, entre outras situações bem comuns na gestação.
Para suportar todas essas mudanças no organismo, é essencial que, sob orientação do médico obstetra, a gestante faça exercícios físicos, e uma das atividades mais indicadas e benéficas é a fisioterapia para grávidas. Sabemos que esse tipo de fisioterapia, visa trabalhar o corpo e ajuda a fortalecer a musculatura, durante a gestação, em especial a fisioterapia pélvica para grávidas.
Como funciona a fisioterapia pélvica
A fisioterapia pélvica previne e trata alterações no assoalho pélvico, ou períneo, seja nos homens ou nas mulheres. Mas para a gestante é extremamente importante, sendo que se essa região, for trabalhada corretamente, pode proporcionar mais conforto durante a gestação, e um trabalho de parto melhor.
A fisioterapia pélvica para grávidas ajuda na prevenção de prolapso genital, ou a descida do útero e vagina, que resulta na barriga caída. É preocupante mesmo, porque na gestação o útero aumenta vinte vezes para suportar o peso do bebê em seu interior, e com isso comprime todos os outros órgãos. Depois do parto, ele precisa se recuperar, e com os exercícios de fisioterapia pélvicaa recuperação também é mais fácil e rápida.
A fisioterapia pélvica previne problemas de incontinência urinaria causada por situações comuns como: tosses, espirros, riso, exercícios, entre outras circunstâncias. Previne e minimiza possíveis seqüelas do parto, prepara para a volta das relação sexuais sem dor, previne e trata a incontinência fecal, disfunções sexuais, flacidez vaginal. Se você é gestante, converse com seu ginecologista obstetra e avalie com ele se você pode fazer a fisioterapia pélvica. Se puder e ele liberar, vai ajuda-la muito durante e depois de sua gestação.