Epilepsia em criança: tratamentos, cuidados e sintomas

Existem algumas diferenças entre a epilepsia que acomete a criança e o adulto.

07/08/2013 09h27m. Atualizado em 19/11/2014 22h06m por:

 

ataque epilético em criançaA epilepsia é marcada por convulsões. São contrações musculares involuntárias geradas por um distúrbio na atividade elétrica do cérebro. Quando causada por um pico febril, não é considerada epilepsia, mas crises recorrentes em episódios febris até 4 anos são. A maioria das crises cessa espontaneamente e não deixa sequelas. Contudo, quanto prolongadas aumentam consideravelmente os riscos de complicações.

Sintomas epilepsia

Nas crises ditas parciais de ataques epiléticos, em que o indivíduo não perde a consciência em sua totalidade, pode haver o descontrole dos membros, formigamento, sensações visuais, olfativas e auditivas muitas vezes confundidas com alucinações. Já nas crises generalizadas, ocorre perda de consciência, contração de todos os músculos do corpo seguida por abalos ritmados dos membros, mordedura da língua e, as vezes, o descontrole da urina.

Cuidados e dicas

Quando estiver ocorrendo as convulsões a primeira orientação é quanto à cabeça. Segure a criança deitada de lado, e proteja para que não bata em lugares duros ou cortantes. Não se deve segurar a língua e nem enfiar nada na boca. Fique apenas atenta quanto a respiração. Após a crise, é comum que a criança fique sonolenta e confusa. Nada de perguntas deixe-a descansar.

Tratamento epilepsia

Existem medicamentos que amenizam e aliviam as descargas elétricas anormais que ocorrem quando a pessoa tem epilepsia. Alguns portadores de epilepsia mais graves tem que usar os medicamentos para o resto da vida, já outros que tem crises incontroláveis são candidatos a cirurgia. No Brasil já existem centros de tratamentos cirúrgicos para epilepsia aprovados pelo Ministério da Saúde.

Epilepsia em criança

Os sintomas de epilepsia em crianças se difere daqueles descritos em adultos.Para crianças de até 6 anos de idade, os sintomas podem ser:

epilepsia em criança

cirurgia epilepsia em crianças

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *