Dispnéia na gravidez

A falta de ar na gravidez é um sintoma até que comum, mas é necessário ser relatada ao médico, principalmente se vêm acompanhada de outros sintomas.

19/08/2013 15h27m. Atualizado em 25/09/2013 22h33m por:

 

Uma leve sensação de falta de ar na gravidez pode existir, mas deve ter a devida atenção e cuidados.Normalmente existem várias alterações no organismo da mulher quando ela está grávida. Algumas grávidas reclamam de falta de ar, nesse caso é necessário relatar ao médico que acompanha a gravidez, para que ele obtenha informações através de exame clinico ou de laboratório. Agora, se a falta de ar na gravidez, não estiver relacionada a nenhum outro sintoma, muitas vezes pode ser considerado passageiro e normal.

No primeiro trimestre da gravidez, a falta de ar pode advir de mudanças hormonais. Já a partir do quinto mês de gestação, a falta de ar pode surgir pela compressão do diafragma e pelo aumento do abdome o que causa um esforço maior ao organismo da gestante. Mesmo que possa ser considerado um sintoma normal em uma gravidez, nunca deixa de relatar ao médico, pois pode não ser nada, como também pode ser que a mulher sofra de algum problema pulmonar ou cardíaco.

Quando a falta de ar incomoda na gravidez, o que fazer:

Na gestação, principalmente quando a barriga já aumentou bastante de tamanho, procure evitar esforços, seja: caminhadas longas, pegar pesos, subir várias vezes ao dia escadas e outros afazeres diários que normalmente podem levar a algum tipo de exaustão. Na hora de dormir, não deite de barriga para cima, procure deitar de lado e com um travesseiro elevado. E não durma com o estomago cheio.

O que acontece com o bebê quando a mãe sente falta de ar:

Com o bebê não ocorre nada, pois o oxigênio que a criança recebe é através do sangue do cordão umbilical.

A falta de ar na gravidez é provocada por alguns fatores:

-ansiedade
-bronquite
-asma
-doenças coronárias
-problemas pulmonares
-exagero de atividades físicas.

Outra causa, informada pelos ginecologistas:

“Durante a gravidez, todos os vasos ficam dilatados por causa do trabalho do coração. O trabalho elevado pode gerar falta de ar no começo da gravidez, por volta dos sete meses e perto do parto pela compressão pulmonar”.

Em qualquer situação o médico que acompanha o pré natal deverá estar por dentro, pois só ele poderá orientar a gestante da melhor forma possível, para que a mesma, tenha uma gravidez tranqüila, saudável e livre de complicações.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *