Ultrassom na gravidez

O exame de ultrassom durante a gravidez, além de revelar o sexo do bebê, ajuda a monitorar a saúde da criança dentro do útero da mãe.

10/09/2013 21h38m. Atualizado em 25/09/2013 22h34m por:

 

ultrassom na gravidezA ultrassonografia, ou exame de ultrassom, como é popularmente conhecido é extremamente necessário durante a gravidez, a fim de obter informações sobre o desenvolvimento e integridade do feto durante a gestação.

O principio básico da ultrossonografia consiste em emitir ondas sonoras no ventre, para converter os ecos formados em imagens, tanto do bebê quanto do útero e placenta.

Dentre todos os exames, o ultrassom é o mais ansiado pelos pais, pois fornece uma primeira ideia, ainda que superficial, da aparência física e uma possível avaliação do sexo do feto. Também é possível ouvir os batimentos cardíacos do bebê. O objetivo médico, entretanto, não é esse e sim analisar as condições físicas naquela etapa da gestação e tomar as medidas cautelares necessárias.

Através do ultrassom, entre a sétima e décima terceira semana, também é possível determinar o correto tempo de gravidez, com relativa precisão, realizado pela medição craniocaudal (distância entre a cabeça e o bumbum).

Importância do ultrassom na gravidez

Podemos considerar os seguintes e principais objetivos desse importante exame:

– Analisar a possibilidade de gravidez ectópica e molar e tomar as medidas cabíveis: na gravidez ectópica, o desenvolvimento do embrião ocorre fora do útero. Já na gravidez molar, o tamanho da placenta é aumentado fora das dimensões comuns, prejudicando ou inviabilizando a visualização do feto.
– Detectar abortos espontâneos a partir da sétima semana: quando ocorrer sangramentos vaginais no inicio da gravidez, o ultrassom permite analisar se houve ou não ocorrência de aborto, através da presença de batimentos cardíacos no feto. Caso não seja possível ouvir os batimentos, são solicitados novos exames para confirmação do laudo.
– Definir o correto tempo de gravidez: a necessidade de se definir o tempo gestacional correto permite uma melhor análise das reais condições de saúde do feto, através dos constantes monitoramentos, além de permitir que seja definido o período exato para o nascimento.
– Determinar o número de fetos: com o ultrassom é possível determinar a quantidade de fetos, principalmente nas situações onde a gestante foi submetida a tratamentos de fertilidade, condição essa que aumenta as possibilidades de nascimento de gêmeos.
Com relação à ação desse exame sobre a saúde do bebê ainda não foram descobertos efeitos nocivos tanto na gestante quanto no feto. Por não envolver radiação, não há riscos de má formação ou outras reações adversas. O que poderá ocorrer, apesar de ainda não ser confirmado cientificamente, é um incômodo no feto, principalmente nas primeiras semanas, quando a ação de fatores externos é mais percebida pelo bebê. O ideal é usar o bom senso e realizar o exame somente em situações necessárias e não apenas por mera curiosidade.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *