Meu filho não consegue dormir cedo, o que fazer?

26/03/2014 21h18m. Atualizado em 26/03/2014 21h20m por:

 

criança nao dorme cedoA cada ano que passa as crianças estão dormindo cada vez menos, conforme estudos recentes vem apontando. E os motivos são bem variados, como o aumento de estímulos visuais, como internet, televisão a cabo e jogos eletrônicos, e muitos mais.

Outro fator que acaba afetando o sono das crianças tem relação com a correria do dia a dia, que faz muitas vezes os pais chegarem tarde em casa e quererem aproveitar o pouco tempo para brincar com seus filhos, e isso acaba lhes criando uma rotina de ir dormir cada dia mais tarde.

Estes e outros fatores acabam fazendo com que as crianças não consigam dormir cedo, e com isso acabam tendo noites de sono mal dormidas e muitas vezes bem agitadas, o que acaba por prejudicar sua saúde e também a vida de seus pais, que acabam não dormindo direito pela preocupação com seus filhos.

bebê não dorme cedo 1

Ter uma rotina para dormir é importante

Dicas para seu filho dormir cedo

Mas a boa notícia é que todo este quadro pode ser modificado com a mudança de algumas rotinas diárias na vida das crianças e também dos pais, e com isso as crianças terão uma noite de sono melhor e mais relaxante, e terá uma vida muito mais saudável.

E o primeiro passo é mostrar para criança que dormir faz bem e é muito gostoso, além de ser importante da mesma forma que se alimentar ou brincar.

Por isso os pais devem fixar um horário para que a criança vá se deitar todos os dias, para que seu organismo vá se acostumando a ter uma noite de sono mais confortável. Este horário também deve ser fixado para os cochilos de tarde, principalmente em crianças até os 3 anos, que precisam de mais horas de sono durante o dia para repor suas energias.

Outra dica é criar uma rotina que antecede esta hora de ir para cama, como contar uma história, tomar um leite quente, colocar o pijama e orar, dentre outras. Esta rotina deve começar pelo menos meia hora antes da criança ir para cama, e quando é seguida todos os dias acaba preparando o organismo de seu filho para hora de dormir, e o deixará bem mais tranquilo durante a noite.

“A criança leva cerca de 50 minutos para dormir. O segredo do sono infantil é ter uma rotina e deixar seu filho dormir sozinho”, dizem os pediatras

E por último é importante que próximo da cama ou do berço da criança tenham poucos estímulos visuais, pois eles acabam distraindo seu sono, e com isso ela acaba indo dormir mais tarde, mesmo sem os pais quererem.

O ideal é que o quarto tenha pouca luminosidade, ou mesmo um abajur bem fraquinho, que ajuda a eliminar os medos de infância, que são comuns nesta fase.

bebê não dorme cedo

Fixar um horário para dormir

Hábitos que devem ser evitados

Estimule seus filhos a dormirem sempre no berço ou na cama, para que eles não acabam se acostumando a dormir no sofá da sala ou mesmo na cama dos pais. Claro que eventualmente isto pode acontecer, mas o ideal é que a rotina seja sempre respeitada e assim o sono será muito melhor.

Quando a criança é mais velha, o excesso de atividades pode fazer com que ela vá dormir cada dia mais tarde, e isso deve ser evitado. Da mesma forma a criança não pode ir dormir apenas quando estiver caindo de sono, pois daí o cansaço acabará fazendo ela ter uma noite de sono mal dormida e agitada.

criança que sente medo ao dormir

Colocar a criança para dormir em sua própria cama

Evite também fazer seu filho dormir apenas com o uso de estímulos, como o balançar do berço ou pegá-lo no colo, pois isso o deixará acostumado com esta rotina para dormir, e na ausência dela a criança irá ficar agitada ou não dormirá direito.

E por último vale lembrar que exceções podem acontecer de vez em quando, como ir dormir mais tarde no dia do aniversário ou ir dormir no quarto dos pais em um dia chuvoso, mas isso deve ser feito apenas em casos deste tipo, e com isso a rotina diária não será afetada.

Criança precisa ir dormir cedo!

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *