Com quanto tempo dá para saber o sexo do bebê: Exames existentes

15/05/2014 14h30m. Atualizado em 14/08/2014 12h39m por:

 

saber o sexo do bebêEnfim chegou aquele momento tão esperado, você vai ser mamãe muito em breve, e os testes de gravidez já confirmaram suas suspeitas. E que emoção você já esta sentindo aí na sua casa, com seu companheiro e com sua família, não é verdade?

A alegria toma conta de toda família, e você já se prepara para montar o enxoval do bebê com todo carinho e cuidado. Só que daí bate aquela dúvida, será que vem aí um menino ou uma menina?

saber o sexo do bebê 4

É menino ou menina?

Esta é uma dúvida muito comum das futuras mamães, que logo que descobrem que estão esperando um bebê já ficam imaginando seu rostinho, e se perguntando se virá um menininho ou uma menininha.

Esta dúvida é bastante natural, e pode ser resolvida com a realização de alguns exames para identificação do sexo do bebê, que vão ajudar as futuras mamães na escolha do enxoval e montagem do quartinho da criança com bastante antecedência.

Saber o sexo do bebê?

Existem vários exames ou métodos para descobrir o sexo do bebê, e que podem ser realizados em uma das fases da gestação, vejam alguns deles abaixo:

A partir da 8ª semana de gestação: Exame de sangue de sexagem fetal

Um exame de sangue que é feito em clínicas particulares, e que não precisa de pedido médico para ser realizado. Ele identifica a presença de células com cromossomo Y (masculino) no sangue da mãe, e com isso pode determinar com 99% de certeza se ela está esperando por um menino.

Porém, em caso de gêmeos, se o exame der positivo não tem como saber se ambos os bebês serão meninos. O exame leva 5 dias para ficar pronto, e não é coberto pela rede pública e nem pelos convênios, e com isso é um pouco caro.

saber o sexo do bebê 1

Exame de urina de farmácia

A partir da 10ª semana de gestação: Exame de urina de farmácia

Chegou a pouco tempo no mercado brasileiro um teste de farmácia que ajuda a identificar se você está esperando menino ou menina. Seu valor é um pouco elevado e não está disponível ainda em todas as farmácias do Brasil.

Já o resultado sai em cerca de 10 minutos, com uma chance de acerto de 80%. Mas vale lembrar que se a mulher estiver tomando hormônios, como a progesterona, o resultado pode dar alterado, da mesma forma como uma gravidez de gêmeos.

saber o sexo do bebê 2

Ultrassom morfológico

Ultrassom morfológico: A partir da 13ª semana de gestação

É a opção mais barata e a mais utilizada pelas futuras mamães para descobrirem o sexo do bebê durante a gestação. Este exame já pode ajudar o médico a identificar o sexo do bebê a partir do quarto mês de gravidez, em uma ecografia de rotina, ou com maior precisão a partir da 20ª semana de gestação, através de um ultrassom morfológico, que é mais detalhado e pode identificar com maior certeza o sexo do bebê.

Mas vale lembrar que para determinar o sexo do bebê são necessários vários fatores, dentre eles a experiência do médico que vai realizar o exame, a qualidade da máquina, e o essencial, se o seu bebê vai estar em uma posição que seja possível identificar se é menino ou menina.

E não se esqueça de que todos estes métodos podem apresentar falhas, o que é natural, e por isso é sempre bom repetir o exame depois de um tempo, para ter a confirmação do sexo do bebê, e com isso já iniciar os preparativos aí na sua casa.

saber o sexo do bebê 3

Teste genético invasivo

Teste genético

Outra opção é um exame genético invasivo, que pode ser a biópsia do vito corial, realizada entre a 10ª e a 12ª semanas de gestação, ou a amniocentese, que é realizada entre a 15ª e a 18ª semanas de gestação. Como estes testes são genéticos a chance de acerto é de 100%.

Este exame só é recomendado em casos extremos, aonde é necessário verificar se há suspeita de problemas durante a gestação, pois a um pequeno risco do aborto por causa do exame (cerca de 1%).

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *