Cuidados com produtos diet e light na gravidez

Alimentos diet e light devem ser evitados durante a gravidez, ao menos que seja necessário e com autorização do médico.

17/07/2014 21h23m. Atualizado em 14/08/2014 12h14m por:

 

produtos diet e light na gravidezO período da gravidez é um momento na vida da mulher cheio de alegrias, e também de algumas preocupações, que são naturais durante a espera de seu bebê, e que acabam sendo a preocupação da grande maioria das gestantes.

Uma destas preocupações é quanto ao ganho de peso durante a gravidez, e que afeta em especial as futuras mamães de primeira viagem. E nestas horas algumas acabam cometendo um erro grave, acabam incluindo em sua alimentação muitos produtos da linha diet e light, sem uma orientação nutricional adequada.

O que são os produtos diet e light

Antes de falar um pouco mais sobre os cuidados com produtos diet e light durante a gravidez, é importante explicar um pouco mais sobre as características de cada um destes produtos, e que ainda causam muitas dúvidas na hora da compra.

O primeiro destes é o produto diet, que tem como principal característica a eliminação de um ou mais ingredientes da fórmula, e não apenas do açúcar, como muitos imaginam. Com isso podemos ter um produto dietético sem nenhuma adição de sódio ou outro ingrediente, mas ser rico em açúcares.

Já os produtos light são feitos com uma redução, de até 25%, de um ou mais ingredientes de sua fórmula original. Com isso temos produtos mais “leves”, de acordo com os nutrientes de sua fórmula que foram reduzidos.

produtos diet e light na gravidez 1

Evitar o consumo de produtos diet e light durante a gravidez

Como vimos os produtos diet e light acabam tendo uma redução ou eliminação de um ou mais nutrientes de sua fórmula, e é aí que aparece o risco para gestante.

Um exemplo são os refrigerantes diet, que neste caso possuem 0 de açúcar, mas em compensação possuem uma taxa de sódio muito mais elevada que o normal. E o consumo elevado de sódio pode trazer muitos riscos a saúde na gravidez.

Temos também os chocolates diet e light, que mesmo sem açúcar, ou com taxas mais baixas de açucares, podem conter uma taxa de gordura mais elevada, e que também deve ser evitada durante a gravidez.

Adoçantes também devem ser evitados durante a gravidez, principalmente nos três primeiros meses de gestação, pois alguns de seus ingredientes podem causar diarréia e aumento dos níveis glicêmicos no sangue.

produtos diet e light na gravidez 2

Nutrientes que devem ser evitados durante a gravidez

Outra dica importante para gestante é ler com atenção o rótulo dos produtos que irá consumir, e com isso ficar atenta aos valores de açúcar e sódio presentes em cada um, para não exagerar no consumo destes ingredientes.

Mas existem também outros nutrientes presentes em produtos diet e light que devem ser evitados durante a gravidez, e que podem ser identificados no rótulo destes produtos. São eles:

• Aspartame ou fenilalanina;
• Sacarina;
• Ciclamato;
• Edulcorantes;
• Sacarose;
• Sódio (o indicado é até 150 mg a cada 100gr);
• Gordura hidrogenada.

Acompanhamento pré-natal é fundamental para evitar exageros

Vale lembrar que o cuidado mais importante que a grávida deve ter é realizar o acompanhamento pré-natal regularmente, para que uma equipe multiprofissional, e em especial uma nutricionista, possa lhe indicar qual a alimentação adequada para cada etapa da gestação, e também quais os produtos que devem ser evitados durante este período.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *