Na puberdade meninos precisam ir ao médico para tirar dúvidas e ter orientações

O ritmo das transformações anatómicas, fisiológicas e hormonais variam de um garoto para outro.

31/10/2014 18h20m. Atualizado em 31/10/2014 18h20m por:

 

Captura de Tela 2014-10-31 às 19.08.21A puberdade é uma fase da vida onde o corpo de meninos e meninas começa a passar por mudanças, nesse período inicia a preparação do corpo do jovem para entrar no período reprodutivo. A puberdade tem início por volta dos 10 anos entre as meninas, e dos 12 anos entre os meninos.

Mudanças na puberdade

Dentre as principais mudanças temos o desenvolvimento de seus órgãos sexuais, o aparecimento dos pelos das axilas e da região pubiana, e os medos e incertezas da idade, como o primeiro amor e a primeira relação sexual.

E com a chegada da puberdade, é natural que as meninas passem em sua primeira consulta com o ginecologista, e da mesma forma que elas visitam o ginecologista, também é importante que os meninos passem por uma consulta com o urologista assim que se inicia sua puberdade.

puberdade menino

Visita dos meninos ao urologista

A consulta com o médico urologista é importante para que ele possa analisar o desenvolvimento dos testículos e do pênis, e desta forma possa detectar alguma anomalia que possa aparecer nesta fase, como o tumor de testículos e a varicocele.

Também é importante analisar se a um excesso de pele por sobre a glande, que é conhecida como fimose, que em geral é tratada ainda na infância, mas que precisa ser analisada tardiamente para evitar dores ao menino.

puberdade do menino

Tirando dúvidas durante a consulta

Outro ponto legal da consulta com o urologista, é que o adolescente pode aproveitar para tirar muitas dúvidas comuns nesta fase da vida. Algumas destas dúvidas têm relação com o desenvolvimento de seu órgão sexual, enquanto outras têm relação com o uso do preservativo, dentre outras.

Já alguns adolescentes podem ser encaminhados para uma conversa com o médico hebiatra, que irá lhe ajudar com as principais dúvidas que surgem durante a puberdade e na adolescência, e que tem relação com as mudanças pelas quais seu corpo e sua mente estão passando.

Vale lembrar que o diálogo franco entre pais e filhos também é importante neste período, e que deve ser feito de uma forma clara, e que aproxime a família, já que quanto mais informado o adolescente estiver, melhor ele vai estar preparado para enfrentar este período repleto de mudanças em sua vida, e que vão lhe conduzir para um futuro bem melhor.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *