Como tratar o intestino preso na gravidez.

Dependendo do organismo de cada mulher, a tendência é a prisão de ventre piorar com o avanço da gravidez, mas existem meios de atenuar essa situação incomoda.

11/09/2014 07h57m. Atualizado em 07/10/2014 23h19m por:

 

prisão de ventre na gravidez 6Ter o intestino preso (também conhecido como prisão de ventre e constipação), durante a gravidez é um sintoma bem comum, e que afeta boa parte das gestantes durante o período gestacional.

Os sintomas da prisão de ventre são caracterizados quando não se consegue evacuar ao menos três vezes durante a semana, e está associada com fezes duras, dor ao evacuar e muita dificuldade de evacuar após fazer muitas tentativas ao longo de mais de 10 minutos.

O que causa os sintomas de intestino preso durante a gravidez

Já no período da gravidez muitas mulheres podem ficar com o intestino preso por causa de alguns fatores, sendo um deles o aumento do útero, que acaba pressionando o intestino ao longo da gestação, e com isso a gestante começa a sentir os sintomas da prisão de ventre. Outro fator é o aumento da progesterona no organismo, que acaba deixando o intestino com um funcionamento mais lento.

Além destes, a prisão de ventre também é causada pela dieta com pouca ingestão de fibras, pouca ingestão de água e também pela demora em ir ao banheiro quando a vontade aperta, sendo que esta última acontece muito quando a futura mamãe sai de casa, e fica com vergonha ou receio de ir a um banheiro público, ou mesmo sente dificuldades em usar o banheiro fora de sua casa.

prisão de ventre na gravidez 5

Alimentos que devem ser evitados

Já alimentos muito condimentados, o molho branco, doces, queijos, massas, brócolis, berinjela, repolho, maça, banana e goiaba devem ser evitados.

Como aliviar os sintomas de intestino preso na gravidez

Existem algumas maneiras para aliviar os sintomas da prisão de ventre durante a gravidez, e que devem ser seguidos de acordo com as orientações de seu médico obstetra ou uma equipe multiprofissional, de acordo com os sintomas apresentados.

prisão de ventre na gravidez 1
Uma delas é se alimentar a cada três horas, e procurar ao máximo ingerir alimentos ricos em fibras, dentre eles: pão e arroz integral, barrinhas de cereal, verduras e legumes crus e cozidos, castanha-do-pará e caju, aveia, frutas com grande quantidade de água, como melancia, melão, abacaxi e ameixa, linhaça e gergelim.

Também é importante a ingestão de pelo menos dois litros de água ou líquidos durante o dia, como sucos e água de coco, sendo que em dias mais quentes o ideal é ingerir mais ainda. E nunca tome medicamento sem falar com seu médico.

prisão de ventre na gravidez 3

A prática de atividades físicas também é muito importante durante a gravidez, e pode ser orientada por uma equipe de fisioterapia indicada pelo seu médico.

Já em casos aonde a gestante já sofria com a prisão de ventre, laxantes podem ser indicados pelo médico para alivio dos sintomas.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *