Como proteger crianças e bebês de picadas de mosquitos

Existem meios naturais de se livrar de mosquitos e pernilongos e consequentamente da dengue e outras doenças transmitidas por insetos, dispensando o uso de inseticidas que na maioria das vezes para bebês e crianças pequenas podem ser prejudiciais se forem usados em demasia.

18/03/2015 15h44m. Atualizado em 18/03/2015 15h44m por:

 

evitar picadas de mosquitosEstamos vivendo dias de intenso calor em todo Brasil, com temperaturas cada vez mais elevadas, e que ao longo dos anos foram subindo gradativamente.

Este aumento das temperaturas fazem com que nossas casas sejam invadidas por insetos de várias espécies, como é o caso dos mosquitos e pernilongos, que atormentam praticamente todas as regiões do mundo, e que são bem difíceis de combater.

Além disso, muitos destes mosquitos são transmissores de doenças, como a febre Chikungunya, a dengue e a malária, que se não forem tratadas podem trazer sérios riscos a saúde, em especial dos bebês e das crianças menores.

Picadas de inseto e reação alérgica
Outro ponto a se destacar é sobre as reações alérgicas que a picada dos mosquitos causa nas crianças, e que podem ocasionar náuseas, vômitos e doenças mais sérias.

4 formas de proteger bebês e crianças das picadas de mosquitos

Por este motivo é importante conhecer algumas formas para proteger os bebês e as crianças contra a picada de mosquitos, que veremos a seguir:

1.Telas de proteção e mosquiteiros: podem ser instaladas em portas, janelas, ao redor do berço ou da cama da criança, no carrinho do bebê, etc., evitando assim que os mosquitos se aproximem, mas é necessário que seus furos não sejam maiores que 1.5 mm. Alguns modelos possuem permetrina, um inseticida mais seguro que ajuda a repelir os mosquitos, e não causa danos a saúde;

tela proteção portátil

Tela de proteção portátil em 3 tamanhos

 

2.Aerossóis, serpentinas e repelentes de tomada: podem ser utilizados, desde que sua aplicação seja feita algumas horas antes da criança ficar no local, para evitar alergias e irritações da pele. E devem ser evitados se o bebê ou a criança sofrem com problemas respiratórios;

3.Repelentes industriais: possuem efeito protetor que varia de acordo com a composição do produto, podendo ser de alguns minutos até algumas horas, mas seu uso em bebês e crianças apenas é recomendado se o produto for indicado para esta faixa etária. Além disso, sua aplicação não deve ser superior a três doses diárias, para evitar uma exposição prolongada do produto na pele;

4.Repelentes naturais: existem diversos repelentes naturais que são “receitinhas da vovó”, e que ainda são usados em muitos locais, sendo que o mais utilizado é a citronela, uma planta com propriedades que conseguem afastar os mosquitos por algum tempo. Ela pode ser encontrada ao natural, em velas ou como incenso para ambientes. E sua utilização é igual a dos inseticidas, com um intervalo de tempo de antecedência antes de a criança estar no local.

Outra dica é associar cada um destes métodos para uma melhor eficácia em garantir proteção aos bebês e as crianças contra picadas de mosquitos, sempre tomando-se os cuidados necessários de acordo com o método utilizado.

5 dicas de como se prevenir dos mosquitos dentro de casa

Embora tenhamos visto algumas maneiras de proteger bebês e crianças contra a picada de mosquitos, a prevenção ainda é a melhor alternativa para evitar o aparecimento destes seres bem incômodos.

E para lhes ajudar a realizar esta prevenção separamos abaixo algumas dicas que vão lhes ajudar nesta tarefa:

1. Não deixe água parada em garrafas, pneus, latas, tampinhas, frascos, potes, vasos, etc., de maneira alguma, pois são focos de criação de mosquitos, em especial o mosquito transmissor da dengue;
2. Lave as caixas d’água periodicamente, e mantenha uma tela de proteção por baixo da tampa, para evitar que mosquitos possam entrar;
3. Deixe as latas de lixo sempre tampadas, para evitar o aparecimento de mosquitos e outros insetos pela casa;
4. As telas de proteção de portas e janelas devem sempre ficar fechadas, garantindo assim que os mosquitos não entrem em casa;
5. O uso de roupas que cubram mais partes do corpo ajuda a evitar as picadas de insetos, e pode ser feita nos dias mais frios.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *