Depressão na gravidez prejudica o bebê?

Estudo indicam que a depressão na gravidez, pode tornar o desenvolvimento do feto mais lento.

22/08/2012 19h42m. Atualizado em 08/04/2013 14h32m por:

 

Depressão na gravidez prejudica o bebêO que toda mulher espera durante a gestação é que seu bebê cresça bem e saudável dentro de seu ventre. Claro, ela se empenha para que sua saúde fica sempre em dia para garantir o bem estar da criança que, neste momento, depende completamente dela. O problema é que uma gestação normalmente costuma causar inúmeras alterações no humor da futura mamãe como stress, ansiedade, medo, tristeza e a mais preocupante: depressão na gravidez.

Durante a gravidez, a depressão pode ter um efeito negativo não só na mulher, como também no bebê. O crescimento dele pode ser afetado, além de ter o funcionamento do cérebro prejudicado pela doença. Essa afirmação não é sem fundamento; a conclusão foi retirada de um estudo realizado pelo Hospital Erasmus MC – Sofia, localizado na Holanda, tendo o resultado publicado pela revista ‘Archives of General Psychiatry’.

O hospital holandês, concluiu que mulheres que tomam antidepressivos durante a gravidez possuem um risco maior de ter bebês com problemas de desenvolvimento cerebral.

Consequência da Depressão na Gravidez

Até pouco tempo atrás, as últimas pesquisas mostravam que os antidepressivos não causam nenhum risco para a saúde do bebê, o que foi questionado agora com o resultado apresentado pelo Hospital Erasmus MC – Sofia, que questiona os efeitos de tais medicamentos no desenvolvimento da criança.

“Os antidepressivos podem atravessar a placenta e perturbar o equilíbrio da serotonina, um neurotransmissor importante para o crescimento do cérebro em desenvolvimento. Estudos anteriores feitos em animais já tinham demonstrado que a perturbação causada pode provocar um efeito adverso sobre o desenvolvimento cerebral”, afirma Hanan Marroun, responsável pela pesquisa.

Os resultados obtidos vieram de insvestigações realizadas na observação do comportamento de 7.696 grávidas. Eles mostraram que os bebês de mulheres que não apresentavam sintomas depressivo tinham um crescimento muito mais rápido ( Para obter os resultados, os investigadores avaliaram um total de 7696 grávidas.

Os dados mostraram que os bebês das mulheres que não apresentam sintomas depressivos têm um crescimento mais rápido (do corpo e da cabeça), do que os filhos de mães que lidam com depressão. Foi concluído ainda que os bebês que tomam antidepressivos (nossa!) são os que apresentam um desenvolvimento mental mais lento, ou seja, prejudicado pela medicação.

Mulheres, nossa intenção com esse artigo é alertar para que façam o possível para ter uma gestação saudável, isso inclui uma dieta balanceada, exercícios físicos regulares e, claro, atividades que lhe proporcionem prazer e tranquilidade. O resultado será visto não só em você que será uma grávida ainda mais bonita e radiante, mas principalmente, no seu bebê que nascerá saudável e longe de perturbações decorrentes de efeitos negativos de uma depressão durante a gestação.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *