Criança vê, criança faz!

Os maiores exemplos dos filhos são seus pais.

19/05/2011 18h35m. Atualizado em 13/11/2014 17h42m por:

 

Criança vê, criança faz

Quando criamos nossos filhos os ensinamos a falar, andar, brincar, se alimentar, ler entre muitas outras coisas. Mas não podemos jamais esquecer de passar para eles conceitos como gratidão, solidariedade e generosidade entre outras caracteristicas para construção do seu caráter, pois o que Criança vê, Criança faz.

A nossa casa é a primeira escola de aprendizagem, de comportamentos, comunicação, valores, modos, regras para nossos filhos se interagir com os outros.

Os pais devem estar atentos como agem no dia a dia, somos exemplos para nossos filhos. Eles aprendem o que vê, o que ouvem e como agimos e nos comportamos diante de diversas situações.

Valores de pais para filhos

Sendo que os valores construidos na infância e adolescência são essenciais para o caráter que terão na fase adulta. O exemplo que passamos como pais, nossas atitudes é o melhor método de ensino. O que a criança vê a criança faz, a sociabilização ocorre através da imitação e de exemplos.

Vivendo comportamentos saudáveis, vai ter comportamentos de respeito as regras, aos outros como também instinto de cooperação e com certeza teremos um mundo melhor com indivíduos com menos stress, doenças psicológicas e comportamentais que hoje infelizmente temos vistos em nossa sociedade.

Se seu filho fez uma mudança comportamental que não agradava muito, procure elogiá-lo verbalmente por essa conquista e não é necessário prêmios. Para transmitirmos valores temos que praticá-los, e não usar aquela velha frase: “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”, isso não é compreensível para ninguem.

Um exemplo que achei interessante é esse vídeo abaixo que aborda o tema: Criança vê, criança faz!

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *