Apendicite aguda em criança: Dor abdominal

A apendicite por ser uma doença grave deve ser diagnosticada e realizada a cirurgia a tempo, principalmente em criança, que o diagnóstico é mais difícil.

29/09/2011 19h09m. Atualizado em 19/11/2014 21h54m por:

 

apendiciteA apendicite aguda em crianças é mais difícil de diagnosticar, pois os sintomas como náusea e vômito são carcterísticas de várias doenças infantis. Sendo que 80% das crianças abaixo de 4 anos muitas vezes tem o diagnóstico de apêndice quando ele já rompeu. O importante é o diagnóstico e cirurgia precoces para evitar problemas maiores, pois a apendicite é considerada uma patologia grave, pode até matar.

O que é apendicite e como ocorre?

É a inflamação do apêndice. Se parece com um dedo de luva saindo de uma parte do intestino grosso, que fica na parte mais baixa da barriga, do lado direito. A apendicite surge quando o apêndice que fica localizado no intestino, fica obstruido por  porções de fezes,  parasita ou até mesmo semente de fruta. O apêndice produz uma secreção que não saindo,  faz com que haja a proliferação de bactérias.

Criança tem apendicite?

Sim. Fique atenta se a criança apresentar dor abdominal do lado direito na parte baixa que se inicia na altura do umbigo e vai para direita. As crianças podem também apresentar febre e vomitar algumas vezes. O pediatra tem como avaliar, muitas vezes pedidndo para ela pular ou tossir a dor aumenta mais outros sintomas

O que fazer?

Consultar imediatamente o pediatra, se não for possível levar a criança ao pronto socorro. A ultrassonografia do abdome é útil, mas as vezes é necessária uma observação atenta de 12 horas. O pediatra  muitas vezes na avaliação clínica  pede para a criança pular ou tossir, nesse caso a dor aumenta, asssociado a outros sintomas e exame ele chegará ao diagnóstico.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *