Respeito aos mais velhos

Respeitar e defender os mais velhos, são situações que devem ser valorizadas primeiramente dentro do seio famíliar, consequentemente se estenderá lá fora.

24/10/2011 23h35m. Atualizado em 08/10/2014 22h20m por:

 

respeito aos mais velhos

Não quero generalizar, mas, nos dias atuais, as crianças estão cada vez mais “adultas” mesmo com tão pouca idade. Talvez isso possa ser resultado do meio em que vive ou até mesmo de tanta evolução, afinal, crianças que antes brincavam de boneca ou bolinha de gude querem mesmo é ficar no “facebook” e “Orkut”. Junto a toda essa modernidade, venho notado que os pais vêm tendo certa dificuldade em administrar certos hábitos do cotidiano de seus pimpolhos.

Isso porque temos que concordar que é cada vez mais difícil uma criança não conhecer a letra de um funk que toca nas alturas por todo lado e não é nada educativa e instrutiva ou, comentar algo bem constrangedor na hora do almoço sobre a novela do horário nobre.

Ensinar desde criança o respeito aos mais velhos

Não podemos esquecer que nossos pequenos estão em fase de crescimento, constituindo e moldando seu caráter e, quer queira, ou não, “bato na tecla” de que o ambiente influencia MUITO essa formação. Por outro lado, vejo o desrespeito para com a terceira idade crescendo absurdamente. Enquanto países como China e Japão têm a população acima de 60 anos como sábia e digna para aconselhar os mais jovens, no Brasil é comum notícias de maus tratos a idosos, infelizmente quase sempre vindos de seus próprios filhos. Calma, calma, não estou dizendo que seu filho (a) vai te agredir com você estiver com cabelos brancos, ok?

Seremos velhos um dia

Toda essa “viagem” que fiz acima é só para pensarmos sobre o respeito aos mais velhos, na minha concepção, muito mais sábios do que qualquer outra pessoa e, bem mais jovens mentalmente que muito adolescente por aí. Se desde pequenininho seu filho crescer ouvindo (e vendo, claro!) que deve ser gentil e educado com todos, especialmente com os mais idosos, procurar sempre ser gentil e entender claramente que idade é algo natural e irreversível na vida de todo ser humano.

Também não quer dizer que os mais velhos são donos da verdade, apesar de divergirmos de algumas idéias deles, não significa que os estamos desrespeitando. É nosso dever e de grande importância, ensinar aos nossos filhos a respeitá-los e defendê-los, independente da personalidade que tenham, ou de sua postura no passado.

Posso arriscar ao dizer que seu anjinho nunca faltará com o respeito com essa população que, se fosse mais ouvida e respeitada por todos, transformaria muita gente em seres humanos bem melhores.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *