Como não engordar muito na gravidez

Uma gravidez tranquila e sadia que garanta a saúde da gestante e do bebê, tem que visar o controle na alimentação e no ganho de peso.

11/01/2012 14h04m. Atualizado em 06/04/2013 15h59m por:

 

Como não engordar muito na gravidezFicar grávida é o desejo de muitas mulheres. Passar por um período de gestação representa doação ao seu filho e ter uma relação com ele de cumplicidade impossível de se comparar com outra relação. Mas para que todo esse período possa transcorrer sem nenhuma complicação, as mamães devem estar atentas a alguns pontos. E um deles é a questão do peso, como não engordar muito na gravidez.

Quanto posso engordar na gravidez

De acordo com os médicos o ideal é que a gestante engorde 1kg a cada mês, ou seja 9kg no total. Isso porque o peso em excesso dificultará na recuperação pós-parto, nos cuidados com o bebê, na amamentação e até pode causar doenças como aumento do açúcar, colesterol e pressão durante a gestação.

quanto quilos posso ganhar estando gravida

algumas dicas para não engordar muito na gravidez

Sendo assim, para não engordar muito na gravidez, é essencial que você siga algumas dicas e orientações. Procure fazer diversas refeições de pequenas porções ao dia, pois te impedirá de cometer exageros e não “beliscar”. O outro passo para não ganhar muito peso na gravidez  é escolher os alimentos com calma e aqueles que são ricos em fibras, proteínas e vitaminas. Opte pelas frutas, verduras e cereais que aumentam a saciedade e ajudam a regularizar o intestino. E não se esqueça de mastigar bem antes de ingerir.

A gestante deverá também beber bastante água para evitar o inchaço, mas nunca durante as refeições, o que dificultará a digestão e a absorção de nutrientes e consequentemente dilatará o estômago. Quando estiver com crises de enjôo, coma alimentos mais pastosos como sopas-creme e purê de legumes sem gordura. Mantenha cuidado também com os dietéticos, já que, adoçantes contêm algumas substâncias químicas que fazem mal ao feto.

Você também deve fazer atividades físicas (exercícios de baixo impacto) e ingerir proteínas e não consumir bebidas alcoólicas, não fumar, não consumir gorduras e, muito mesmo, tomar remédios para emagrecer, autocontrole é a regra. Não se esqueça de procurar o seu médico e seguir um bom pré-natal e suas orientações.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *