Bebê Alérgico: Como evitar

A alergia pode acometer qualquer criança poderá ser de fundo genético ou por contato, descobrindo a causa o melhor é tratar.

25/01/2012 15h25m. Atualizado em 19/11/2014 21h56m por:

 

bebê alérgico

Nenhuma mãe no mundo suporta ver seu filho com qualquer alteração na saúde, seja ela a menor das menores. Entretanto, nem sempre podemos decidir o que a vida reserva para nossos pequenos e nisso incluímos a saúde.

Cada criança tem sua “carga” genética e é exposta a ambientes que algumas vezes são propensos a desencadear alguns estados de saúde como a alergia.

A alergia é uma das doenças mais comuns nos bebês e sua incidência aumenta ainda mais, caso algum membro da família seja portador ou o ambiente em que vive seja propenso a ácaros, fungos e bactérias.

Afinal, você sabe o que é a tão falada e temida alergia? Então vamos lá: a alergia é simplesmente uma reação de hipersensibilidade a uma substancia especifica, conhecida como alergeno que quando em contato com o corpo do bebê, provoca incomodo e atrapalha seu desenvolvimento.

O corpo da criança com alergia reage por meio de inchaços, coceira, entupimento nasal e aumento da quantidade de muco ao alergeno reconhecido como um invasor. A exposição com a substância alergênica pode ocorrer por meio de contato físico, pela ingestão, respiração ou injeção.

Os agentes causadores da alergia podem chegar ao seu filho por meio do ar (fungos, ácaros, poeira, caspa de animais), determinados alimentos (chocolate, ovo, leite, morango), através de picadas de insetos ou por meio de contato com plantas, roupas de lã, travesseiros de pena…

Dentre todos os fatores, a genética é sem duvida alguma, o mais relevante para o desenvolvimento da alergia. Se um dos pais da criança for alérgico, as chances de que o filho também seja, dobram.

Para evitar alergia em criança

Mamãe, você pode tomar algumas providências para que o contato do seu bebê com os alergenos seja reduzido:

– Evitar o uso de carpetes no quarto do bebê;
– Lavar de forma freqüente todas as roupas de cama do bebê, alem da cortina e mosquiteiro;
– Evitar limpar a casa perto do bebê e evitar o uso de vassouras, espanadores ou qualquer outro objeto que levante poeira;
– Limpar toda semana o filtro do ar-condicionado e as pás dos ventiladores;
– Manter travesseiros e colchões sempre forrados com roupa de cama limpa;
– Evitar uso de desinfetantes de cheiro forte pela casa;
– Prefira sabonetes, xampu e desodorantes sem perfume ou de preferência, a base de glicerina (a linha da Granado para bebês é maravilhosa!);
– Manter o bebê longe de odores agressivos como formol, amônia, tintas, colas, éter e fumaça em geral;
– Evite o contato do bebê com bichinhos de pelúcia;
– Medicamento só com orientação medica.

Seguindo estes cuidados você não vai conseguir eliminar a alergia que tanto incomoda seu bebê, mas vai ajudar para que o ambiente em que ele vive seja o mais adequado possível.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *