Composto perfluorados diminui resposta de vacinas em crianças

Estudos indicam que embalagens de alimentos e panelas antiaderente contêm perfluorados, que por sua vez no organismo da criança acaba diminuindo resposta às vacinas.

09/04/2012 20h04m. Atualizado em 19/11/2014 21h58m por:

 

Composto perfluorados diminui resposta de vacinas em crianças

Você sabia que os composto perfluorados diminui a resposta de vacinas em crianças? Com certeza, a resposta é: não sabia! Mas antes de tudo, vamos explicar o que são esses compostos fluorados.

O nome pode ser um pouco estranho, mas você os encontra todos os dias nas embalagens dos alimentos e utensílios de cozinha que são antiaderentes.

Consequências do composto perfluorados

Alguns estudos mostraram que estes compostos apresentam uma elevada persistência e com isso são encontrados em nossa corrente sanguínea. As conseqüências  dos compostos perfluorados em nosso organismo são muitas. Há algumas pesquisas que indicam que a exposição a essa substância pode ser uma das causas para o acontecimento de uma menopausa precoce e para a elevação das taxas de colesterol.

Mas a notícia que está sendo mais comentada é o fato desses compostos causarem algum tipo de imunidade nas crianças com relação às vacinas. De acordo com estudiosos sobre o assunto, após uma pesquisa feita com 587 crianças das ilhas Faroé, as quais são expostas os compostos perfluorados devido ao consumo de mariscos, elas apresentaram anticorpos que desativaram a ação de vacinas contra o tétano e difteria.

Os pesquisadores também fizeram análises de sangue em mulheres que estão no final da gestação, sendo assim com essa exposição pré-natal foi constatado que as crianças que tinham, em média, o dobro da concentração destes compostos no sangue aos cinco anos apresentavam uma concentração de anticorpos duas vezes menor do que deveriam apresentar aos sete anos de idade.

É por isso que o objetivo a partir de todo esse estudo é diminuir as taxas de exposição das crianças aos compostos perfluorados. Você também poderá fazer a sua parte. Basta evitar a compra de produtos que tenham esse tipo de substância e ficar atento se seu filho apresentar algum tipo de resistência às vacinas.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *