Aprenda a dizer não aos filhos

Saber dizer não aos filhos contribui para que sejam cidadãos de bem no futuro.

19/03/2012 13h57m. Atualizado em 13/11/2014 20h44m por:

 

APRENDA A DIZER NAO AOS FILHOS

A maternidade é algo lindo e também, um grande desafio. Ser mãe é bem mais que gerar uma vida durante nove meses e dar à luz; a maternidade exige dedicação, amor, paciência e muita sabedoria.

Tudo isso é no mínimo “contrastante” com o mundo atual cada vez mais cruel e com uma sociedade onde a formação de um caráter “bom” é tarefa cada vez mais desafiadora.

Na época de nossos avós, tudo era bem diferente. As crianças eram criadas com uma rigidez que muitos até criticam.

Enquanto moravam com os pais, os filhos deveriam seguir a risca todas as regras da casa como: ajudar nas tarefas diárias, alcançar boas notas na escola e acima de tudo, respeitar os mais velhos.

Caso contrário, a punição era de tapas com vara de bambu e até mesmo cinto. Em relação a parte dos tapas sou totalmente contra, afinal, acho que a criança cria medo e não respeito e, convenhamos: ninguém gosta de ser agredido fisicamente, quando mais uma criança. Mas, quanto a rigidez, sou favorável, viu?

Aprender a dizer Não aos filhos

Tudo isso que falei é pra pedir encarecidamente aos pais dos dias atuais que, APRENDAM A DIZER NÃO A SEUS FILHOS!

A coisa esta  ficando fora de controle. Sim, eu sei que deve ser difícil demais dizer não à pessoa que você mais ama nessa vida…eu também não sei como vai ser na minha vez, além do que, é praticamente impossível não se “moldar” a sociedade atual em alguns aspectos e acabarmos afrouxando um pouco a guarda em algumas questões, mas é preciso ensinar os filhos a valorizar tudo que recebe dos pais.

A questão é que os limites dados aos filhos em casa, serão levados por eles por toda a vida e são responsáveis pela formação de seu caráter. Nem sempre negar um brinquedo que ele pediu ou deixá-lo sem videogame por conta da resposta mal criada que lhe deu, são atitudes ruins. Isso é imposição de limites.

Ensinar os filhos a ter respeito e saber valorizar

As crianças precisam entender que o mundo não gira em torno delas e que precisam respeitar os pais e os mais velhos. Além do mais, eles precisam aprender desde de cedo que não são os donos do mundo e que nem tudo que querem vêm às suas mãos facilmente.

Seus filhos serão pessoas mais educadas, agradáveis e justas, sem duvida alguma. Claro que a moda da vara de bambu lá de cima é exagerada e não ajuda em nada, mas os castigos e a imposição de hora pra chegar em casa, isso sim é muito bem vindo!

Seus filhos vão agradecer muito aos “nãos” que lhe forem dados por amor. Pense nisso!

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *