Não precisa brigar para magoar

Cuidado com as palavras e ações, muitas vezes ferem e não tem volta.

03/07/2012 18h33m. Atualizado em 08/10/2014 17h27m por:

 

Não precisa brigar para magoar

Por mais que as propagandas de margarina adorem mostrar, uma família sempre sorridente e feliz ao redor da mesa do café da manhã nem sempre é a realidade.

Quase sempre a cena mais comum é a seguinte: a mãe geralmente se estressa porque o filho acordou depois do horário e vai chegar atrasado ao colégio e este, por sua vez, parece que ainda não despertou e faz tudo com muita lentidão. Já o pai nem espera as torradas ficarem prontas e engole o café com toda rapidez e sai correndo com uma maçã na boca, rumo ao trabalho.

Por quê falei disso? Bem, essa é só uma das muitas cenas que ilustram uma vida corrida e estressante de quase todos os mortais (até quem é rico, deve se estressar de viver á toa! ) que com tanto estresse e problemas para resolver, nem sempre se controlam e acabam falando mais do que deveria em algumas situações. Se identificou? Claro que sim, não é?

Alguns comportamentos magoam

Somos seres humanos e até o mais calmo já falou besteira em algum momento ou situação da vida. Embora as vezes elas sejam um verdadeiro golpe para quem as ouve, pior ainda são as atitudes praticadas. Como quando sem mais nem menos a pessoa fecha a cara e você fica sem saber o que ouve.

E quem foi que disse precisamos brigar para magoar alguém? Pelo contrário; pequenos atos e atitudes já fazem o papel de forma bem “eficaz.” Por exemplo: é muito comum em discussões, que uma das “partes” sempre solte aquele segredo que jurou nunca contar a ninguém. Daí, a confiança vai pro espaço e dá lugar a grande sentimento de mágoa.

O mesmo acontece quando aquele seu grande amigo (a) que sempre encheu a boca para dizer que você era quase um irmão e que poderia sempre contar com ele, te nega um pedido que sabia ser de total importância.

Ou ainda: você se magoaria mais com um palavrão dito em som alto num momento de raiva mas que logo vêm seguido de desculpas da mesma forma que saber que aquele colega da faculdade copiou todo o seu projeto de forma descarada e ainda tem a cara de pau de dizer que não foi nada?

Tem certas palavras e gestos que magoam

Quero terminar dizendo que palavras são sim, devastadoras em muitos momentos mas, certas ações, quase sempre a mais sutis, têm o poder de estragar longos anos de confiança e até mesmo detonar a relação de irmãos, primos, amigos, colegas de trabalho…e por aí vai.

Outras vezes não precisar pronunciar uma palavra, basta gestos para magoar. As pessoas percebem quando uma pessoa muda de atitude, até mesmo no olhar, ou pior ainda quando não te encara, te ignora.

Como quando, a pessoa que você conhece a tempo nega ser sua amiga numa solicitação de site de relacionamento, esta certo que ela é livre para aceitar quem ela quiser , mas você a conhece e se sente mal pela negação e se decepciona. Se ela não te aceitou é óbvio que não lhe quer bem, ao contrário de você, à convidou porque tinha apreço e consideração pela pessoa.

O melhor mesmo é tomar muito cuidado com o que dissemos e mais ainda: pensar bem antes de agir. Nem sempre dá pra voltar atrás.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *