Preferência entre um dos filhos, existe sim!

Na realidade a preferência que ocorre dos pais a um dos filhos pode ser identificado mais por compatibilidade do que por falta de amor.

16/05/2012 21h10m. Atualizado em 13/11/2014 21h10m por:

 

preferência a um dos filhosQue filho não curte um carinho gostoso, um bom cafuné antes de dormir e aquele leite quentinho todas as manhãs que só a mamãe sabe fazer? É, realmente, mãe deveria ser imortal.

Não existe pessoa mais doce e amorosa que uma mãe. Deve ser por isso que você, só pra ter mais atenção dela, adorava falar, quando era menorzinho, que sua mãe preferia o seu irmão mais novo, só pra fazer chantagem emocional com a coitadinha e ganhar mais beijinhos.

O que você não sabe é que essa “acusação” tem fundamento e pior; já foi comprovada. Realmente, existe preferência entre um dos filhos,sim.

A descoberta foi comprovada por uma pesquisa feita na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos que entrevistou 384 famílias e constatou um resultado surpreendente: mais da metade dos pais e mães entrevistados assumiram ter preferência por um dos filhos, sim.

Obviamente toda mãe sempre vai jurar que ama seus filhos da mesma forma e ela não está mentindo. O fato dela ter preferência por um de vocês não quer dizer que ame mais a um do que a outro.

Preferência por afinidade e não falta de amor

O motivo dessa predileção é a afinidade e não a falta de amor.

“É natural se dar melhor com um filho por existir mais identificação”, explica a psicóloga Leila. Mesmo assim, não precisa ficar falando aos quatro ventos, não é mesmo? Procure ser discreta e tenha bom senso.
Alguns motivos prováveis para a preferência entre um de seus filhos, segundo a psicologa Leila

Motivos da preferência dos pais

Ele é mais frágil ou mais forte. É comum os pais terem a preferência pelo filho mais forte, já que para eles, é quem vai continuar sua história. Também pode acontecer o inverso e o favoritismo ser para o mais frágil, já que os pais podem entender que ele não consegue se organizar sozinho.

Por projeção Pais admiram filhos que possuem as características que eles gostariam de ter, mas não tem. Exemplo típico: o filho é um mega jogador de futebol, o que sempre foi o que o pai não conseguiu ser.

Pelo sexo. Quase sempre é assim: pais preferem as filhas e as mães, os filhos. “Pode acontecer uma maior proximidade do pai com a filha e da mãe com o filho. Até pela competição natural entre mães e filhas”, explica a especialista.

Pelas semelhanças Ele se parece demais com você. “Vale a pena pensar se os pais amam o filho parecido com eles ou se, na verdade, amam a si mesmos no filho”, polemiza a psicóloga Leila.

ela ordem de nascimento.Muitas vezes o filho mais velha têm vantagens já que veio trazendo tanas expectavivas e novos sentimentos aos pais. O caçula por sua vez, é especialista em chamar a atenção para si. Ainda mais se foir bem mais nova que o mais velho. Já o filho do meio, quase sempre acaba ficando com menos atenção, segundo comprovam as pesquisas.

A especialista aconselha a não sentir culpa por ter mais afinidade com um filho o que com o outro. Você não pode rejeitar o outro por não parecer com você. Pelo contrário, deve procurar ficar mais próxima, conversar e buscar sempre no outro o que você não tem, mas admira. “Mas é preciso entender que é natural se dar melhor com um filho.

E também é preciso se esforçar para entender e aceitar o filho que é muito diferente de você”, pontua Leila. Ela também aconselha a criar condições para que você e o filho que não têm tanta afinidade tenham uma boa relação: “Saia sozinha com esse filho, descubra do que ele gosta e valorize suas características”, ensina os psicólogos.

Esse artigo expõe a idéia do profissional com base em fundamentos práticos e teóricos, sendo forma de conhecimento para que cada um tire suas próprias conclusões e dêem suas opiniões, ok mamães!

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *