Cuidado com as cáries de mamadeira

Vocês sabiam que cárie é transmissível, então acompanhe esse artigo!

06/06/2012 14h24m. Atualizado em 19/11/2014 22h00m por:

 

cárie de mamadeira“A saúde começa pela boca”. Quem nunca ouviu essa velha frase? Pode até ser velha mas, é a verdade absoluta.
Infelizmente o brasileiro ainda não dá a devida atenção a saúde dos dentes e por isso, perde-os muito cedo e até mesmo adquirem doenças graves como o câncer bucal e a periodontite (inflamação da gengiva) que, se não for tratada a tempo, provoca a perda precoce dos dentes.

E vamos combinar: não dá para ter uma boa alimentação, muito menos uma dentição perfeita cheia de cáries e inflamações, não é? Sendo assim, os cuidados devem começar desde bem cedo, ou seja, se você anda com peninha de acordar o filhote que tira um cochilo gostoso no sofá após o almoço, para escovar os dentes, pare agora, hein! Caso contrário, quem vai acordar ele vai ser a dor de dente no meio da madrugada e, mãe nenhuma quer isso.

Desculpem se estão me achando radical mas já vi crianças de 1 aninho no consultório da minha dentista (sou outra que demorei a perder o medo bobo de dentista) com os dentes completamente cariados e cheios de dor e é a coisa mais penosa que já vi!

A cárie, início de várias dores de cabeça (e de dente), está presente até na mamadeira do seu filho, sabia? Pois é, por isso o nome é “cárie de mamadeira”. Aquela mamada antes do soninho (muito comum em crianças até 5 anos) sem escovar os dentes antes, é um perigo oculto para os dentinhos das crianças.

Aliás, a cárie não está necessariamente só na mamadeira. Até mesmo uma mamada no peito (pasmem!) e o leite no copo sem a devida escovação no fim, ocasionam o problema. É natural que nos braços da mamãe durante a mamada no peito ou na mamadeira, a criança durma mais rapidamente, o que não acontece com aquela que toma o leite no copo, por exemplo.

O fato é que com dó ou sem dó, esse esquecimento de escovação por parte dos pais é uma atitude totalmente inadequada. Não importa se a criança mama somente no peito, o leite materno pode ocasionar a cárie de mamadeira, sim, mamãe! Além disso, você mesma pode estar transmitindo, sem querer, o problema.

Dicas para não passar cárie ou doenças para sua criança

Enquanto alguns odontopediatras não acreditem que a cárie seja transmissível, a maioria acredita que, sim, a bactéria que causa a cárie é uma doença infecciosa e de fácil transmissibilidade.

Portanto, olho nas dicas dadas pelo odontopediatra Bruno Rodrigues para preservar a saúde bocal dos pequeninos: Evite os beijinhos na boca dos bebês (selinhos) que muitas mães costumam dar em sinal de carinho.

Não assopre a comida ou experimente-a na mesma colher que vai oferecer ao seu filho. É em situações desse tipo que as bactérias encontradas na boca da mamãe se “reunem” pra ir para boca do bebê (assim não dá!).

Até mesmo os bebês que ainda não apresentam dentes, devem ter a região oral devidamente higienizada. Procure passar um gase umedecida em água fervida e filtrada por toda a boquinha do bebê: bochechas, lingua e gengiva.

Os pais devem observar de perto a escovação das crianças ao menos 3 vezes por dia (café, almoço e jantar). Uma boa dica para atrair as crianças e facilitar o aprendizado com a escova são os cremes dentais com sabor.

Cuidado para que as crianças não exagerem no consumo de doces e refrigerantes (principalmente entre uma refeição e outra).

Não deixe de levar seu filho ao odontopediatra a cada 6 meses para aplicação de flúor, tratamento preventido e orientação dos pais.

Levando essas dicas a sério, o sorriso dos pequenos está garantido e livre das cáries de mamadeira.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *