Castigos físicos causam prejuízos no futuro da criança

Castigos físicos aumentam chances de crianças apresentarem problemas futuros.

17/09/2012 20h11m. Atualizado em 13/11/2014 22h42m por:

 

violência a criança causa prejuizo futuroCastigos Físicos contra criança. A partir do momento que uma mulher descobre que têm uma vida dentro de si, tudo muda muito além de características e sinais físicos. Se antes você vivia para si, agora passa a viver por uma vida que mesmo sem conhecer, já ama mais que tudo nessa vida. Mas, nem tudo são flores e criar um filho não é uma tarefa simples.

Em um mundo com valores tão deturpados, cheio de violência e injustiça, criar os filhos longe de tanta coisa negativa é uma tarefa árdua e que exige muita, muita dedicação. Acredito que o ponto básico de educação de filho é ter o equilíbrio da palavrinha tão detestada por todos: Não. É exatamente aí que a coisa começa a dar problema: ora para não entristecer seus filhos, ou mesmo por comodidade, muitos pais acham mais fácil dizer SIM para tudo e, quando resolvem punir certas condutas erradas dos filhos, claro, não obtém sucesso e, alguns pais acabam perdendo a paciência e exagerando na tal “punição” usando castigos físicos contra a criança causa prejuízo no futuro.

Como dar castigo a criança sem agredir fisicamente

Sou hiper a favor de certos “castigos” como proibir que a criança use aquilo que mais gosta (computador, video game) por alguns dias ou mesmo, não permitir que receba visita dos amiguinhos mais chegados, até segunda ordem. Mas, o que temos vendo ultimamente nos noticiários é um festival de agressões físicas dignas de tortura até. Quem não lembra do caso da mãe que para advertir seu filho, o queimou com uma colher quente?

E o caso da filha que ficou com as costas totalmente feridas de tantos tapas de vara levadas pelo pai? Espera aí gente…castigar na forma de limitar, privar a crianças de certos prazeres é totalmente saudável e importante para que as crianças percebam que tudo na vida têm prós e contras e que não são os donos do mundo mas, agredir seu filho fisicamente é demais!

Não falo das eventuais “palmadinhas” leves, dadas no bumbum da criança ou na mão. Essas são inevitáveis em alguns momentos em que a paciência da mãe e do pai estão no limite mas, machucar não. Isso é totalmente inaceitável. Além disso, os castigos físicos para criança acarretam inúmeros prejuízos na vida futura das crianças.

A criança que cresce sofrendo castigos físicos e humilhações levam tais experiências para vida adulta. Como consequência das agressões sofridas, a maioria entende que a violência é a forma mais adequada e eficaz para resolver as diferenças e eventuais conflitos dentro de casa, principalmente quando você se encontra em posição de vantagem frente ao outro, principalmente física (como é o caso do adulto frente à criança).

Outro exemplo de prejuízo no futuro da criança refere-se a própria personalidade. Crianças que sofrem castigos físicos constantes tendem a ser introvertidas e por vezes, retraídas, tornando-se mais tarde, adultos com baixa alta estima, que os levam a serem inseguros, timidos e muitas vezes passíveis a submissão e ao medo.

Na maioria das vezes a violência física ou psicológica à criança acontecem em um momento de raiva e não por método adotado pelos pais. Mas, ao perceber o que fez, é muito válido conversar com os filhos de forma sincera, sentar e explicar o motivo de terem perdido o controle e, claro, pedir desculpas, mostrar seu sincero arrependimento. Com essa atitude você estará dando o exemplo de humildade e respeito para com o próximo.

Agindo assim, os pais mostrarão aos filhos que pedir desculpas e errar, é algo humano e nenhum motivo de vergonha, pelo contrário, mostra respeito. Que até mesmo os pais estão sujeitos a errar e erram mas, estão dispostos a consertar o que foi feito. Seu desejo é sempre dar o melhor para seus filhos.

Tenha total certeza que a criança observa e assimila tudo isso. Agora, atenção: essa postura deve ser tomada nauqele momento casual onde você perdeu o controle. Se as situações passarem a ser constantes e você sempre vir se desculpar, a coisa vai ficar bem complicada(pais sem palavras).

Limite é bom e necessário mas, na medida certa e de forma correta, equilibrada. Agressões físicas não são dignas a ninguém, seja qual for a idade. Além disso, só para terem uma idéia, estudos comprovaram que crianças que sofrem maltratos na infância, tendem a ser violentos quando adultos. Pensem nisso! A personalidade e caráter de seu filho depende primeiramente dos pais.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *