Melhor posição para gestante dormir

Você sabe qual a melhor posição para gestante dormir? Alguns especialistas dizem que é do lado esquerdo e com apoio de travesseiros, mas isso não é uma regra que tem que ser seguida a risca.

20/03/2013 15h49m. Atualizado em 20/03/2013 17h24m por:

 

dormir na gravidezExiste uma melhor posição para gestante dormir? A gravidez é um dos momentos mais especial e mágico na vida de uma mulher , mesmo para aquelas que têm mais de um filho, cada gravidez é um momento único.

Porém, como todo momento único, é acompanhado de algumas características que podem ser desconfortáveis, como por exemplo, náuseas, enjoos, dores, entre outras coisas. Conforme os meses vão passando, o bebê vai crescendo, e isso é motivo de muita alegria, mas também de alguns desconfortos quanto à posição que a gestante vai ter que ir se adaptando, seja em pé, sentada ou principalmente deitada.

Um mito que existe, é que se a grávida dormir de bruços irá prejudicar o desenvolvimento do feto. Só que o feto, está mais protegido do que a própria mãe, pois está em uma cavidade fechada e preenchida por liquido amniótico, que é capaz de proteger de qualquer impacto. Além de tudo isso, ele ainda está protegido pela camada do útero e pela camada de musculatura do abdômen da mãe.

Claro que, quando a gestante está de 5 (cinco) meses para mais, a posição de bruços pode ser desconfortável, mas a grávida pode amenizar qualquer desconforto durante o sono, colocando mais travesseiros na cama para apoiar as costas ou um travesseiro entre as pernas para dar um conforto maior. Ao contrário do que se pensa, dormir de costas ou de bruços não é nada confortável, pois pressiona a artéria, e pode causar até mesmo problemas de pressão.

Posição indicada para gestante dormir

A posição que os médicos aconselham, é que a gestante durma do lado esquerdo, pois nesta posição a um maior fluxo sanguíneo que beneficia o corpo da mulher e consequentemente o útero. Mas caso a grávida fique mais confortável dormindo do lado direito, também não há restrição, o importante é se sentir bem e ter uma boa noite de sono.

Nesse período pode até mesmo seguir algumas dicas, mas quem vai sentir se isso ou aquilo é bom ou não, é só a gestante mesmo. Mas em casos de grandes desconfortos ou dores muito fortes, vale à pena conversar com seu médico.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *