Gravidez de gêmeos na reprodução assistida

Gravidez de gêmeos, uma alegria em dose dupla, mas requer cuidados redobrados.

10/01/2013 08h00m. Atualizado em 22/07/2014 17h43m por:

 

gravidez de gêmeos

É muito comum Gravidez de Gêmeos em Reprodução Assistida. Muitas pessoas são loucas para ter filhos e, em nome desse sonho, por não conseguirem de forma natural, tentam de todas as formas dar uma “forcinha” à natureza, correndo atrás dos mais diferentes tipos de tratamentos de fertilização. Um dos métodos mais utilizados e com maiores chances de sucesso é a reprodução assistida. Mas, embora seja muito eficiente e segura, o tratamento tem um custo alto, não sendo acessível a todos os casais.

Para quem tem a sorte de poder custear um tratamento de produção assistida, chega a hora: Depois de muito esperar, onde o óvulo é fertilizado. Imagino a alegria que deve ser para a mulher, ao saber que têm um vida sendo gerada dentro dela. Aliás…e quando a alegria vêm em dose dupla? Não entenderam? Gente, em muitos casos de gestação com auxilio de reprodução assistida, é comum a gravidez gemelar; ou seja, gêmeos!

Gravidez de Gêmeos

A alegria de ter duas vidas sendo geradas é dobrada mas, e os cuidados que devem ser tomados com mãe e filhos?
Segundo o obstetra Wladimir Taborda, a maior preocupação por parte de médicos e gestantes é o risco de partos prematuros. Cerca de 80% dos casos de partos prematuros ocorrem em gravidez de gêmeos.

Pré natal na gravidez é essencial

Por isso é essencial que a gestante na gravidez de gêmeos passe por um pré natal rigoroso, com mais exames e consultas que numa gravidez convencional. O cuidado deve ser maior ainda em casos de gestantes com mais de 35 anos, afinal, a idade intensifica ainda mais os riscos para mãe e bebê.

gravidez de gêmeos

Gravidez de gêmeos

Além do parto prematuro, outros riscos na gravidez de gêmeos que precisam ser evitados é o surgimento de hipertensão, hemorragias e pré-eclâmpsias, isso porque as chances da gestante desenvolver tais problemas também são maiores que nas outras gestações.

Embora seja uma emoção ainda maior, os casais precisam ter ciência dos cuidados que vão precisar tomar durante toda a gravidez de gêmeos. Aliás, os médicos devem alertar os pacientes que vão se submeter a tratamentos de reprodução assistida ao maior risco de acontecer a “dose dupla”.

Quando os bebês nascem, é normal que a maioria vá para a UTI Neonatal. Esse é um procedimento natural por conta do peso dos bebês que, geralmente nascem com menos de 2 quilos. Outro motivo para o procedimento é que é mais fácil que os pequenos tenham complicações respiratórias precisando assim de um atendimento especial. Então papais, tenham em mente que é bom procurar uma maternidade bem estrutura e equipada para que tudo corra bem no pós-parto de seus tão esperados gêmeos!

Cientes de todos os cuidados a tomar durante a gestação, curtam muito essa dádiva que é ter dois bebês de uma só vez!

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *