Dormir de costas na gravidez

Quando a barriga da grávida esta grande, um incomodo é na hora de dormir, mas existe uma posição que alivia isso e faz com que ela tenha uma boa noite de sono.

04/04/2013 16h10m. Atualizado em 05/04/2013 13h12m por:

 

gravida pode dormir barriga pra cimaA grávida pode dormir de costas? Gravidez implica em mudança no corpo e, conseqüentemente, afeta as mudanças de hábitos. O que antes era muito simples de se fazer, hoje já não é mais, simplesmente porque a sua barriga cresceu, o peso dela aumentou, acarretando dores nas costas, pernas, quadris, bem como em outras partes do corpo.

O que mais se faz na gestação é dormir, sendo que o corpo pede descanso mais do que o comum, e nem sempre dormir é um ato simples de se realizar. Por quê? Com o aumento da barriga, a posição que antes podia ser qualquer uma, agora já não pode mais. Muitas mulheres sentem-se sufocadas em uma posição que antes dormiam tranquilamente, principalmente de barriga para cima.

Melhor posição para grávida dormir

Problema para o bebê nem sempre há, sendo que a posição de barriga para cima o deixa livre. O que fica comprimido em seu corpo é a veia cava, responsável pelo fluxo de ar. Com ela comprimida, fica mais difícil respirar direito, a grávida pode sentir falta de ar e mal-estar. Porém, é simples de resolver o problema, basta mudar de posição e pronto.

Uma das posições mais adequadas para uma mulher grávida dormir é do lado esquerdo como já mencionamos em outros artigos, pois proporciona melhor oxigenação para o bebê, e o sangue flui melhor pelo cordão umbilical. Embora não haja comprovação de que dormir de barriga para cima cause algum problema ao bebê, mas é bom ter cuidado e não arriscar.

Principalmente no ultimo trimestre de gravidez, que a barriga já está grande, o bebê só vai aumentar de peso, e com certeza a sua vida vai mudar ainda mais. Por isso, tente dormir mais do lado esquerdo, isso facilita o bem-estar de seu bebê, o seu, e garante a ele e a você uma noite de sono tranquila e prazerosa.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *