Enquanto a mulher estiver com dois, três, quatro e ate cinco meses de gestação, o feto ainda esta pequeno e a barriga também, pode ser fácil dormir como quiser, sendo que qualquer posição não afeta nem a grávida e nem ao bebê, e como há bastante espaço para o bebê lá dentro, as posições também são indiferentes.
Mas no terceiro trimestre em diante, não é só desaconselhável dormir de bruços, como também meio difícil conseguir fazer isso, embora tenha muitas gestantes que conseguem essa proeza. Mas enfim, dormir de bruços na gravidez prejudica ou não o bebê de alguma maneira?
Mal em si não faz, mas é extremamente desconfortável, e o sangue não flui tão bem no cordão umbilical; quanto a posição recomendada por médicos, é que a gravida deite do lado esquerdo. Sim, além de melhorar a respiração e conforto para a gestante, melhora também o fluxo sangüíneo para o bebê.
Conforme os meses vão avançando numa gestação, fica cada vez mais difícil encontrar posição para dormir, como também para outros afazeres, e por isso é importante ter a consciência de que, se a sua rotina estiver muito difícil, é necessário conversar com seu ginecologista obstetra e pedir a ele orientações do que você pode fazer para melhorar alguns aspectos de seu dia a dia, facilitando assim sua vida.
É pela causa mais nobre do mundo que mulheres passam por apertos e dores, tudo vale a pena no final, sem dúvida. Mas o que você puder fazer por si mesma e pelo seu bebê, vale a pena e deve ser feito. Com isso, você mantém a qualidade de vida e o bem-estar de ambos, tornando a gravidez o período mais agradável possível.
Siga as orientações de seu médico e, se acordar no meio da noite de barriga para baixo, não morra de susto, é só mudar de posição. Seu bebê estará bem, porque não há lugar mais seguro e que proporcione melhor estar a ele do que dentro de sua barriga!