Fisioterapia pélvica para grávidas

24/06/2013 20h03m. Atualizado em 24/06/2013 20h34m por:

 


fisioterapia+pélvica+para+grávida
Já ouviram falar em fisioterapia pélvica para grávidas. Cada mês que passa a barriga vai aumentando, sem dúvida é motivo de muita felicidade numa gravidez. Como já sabemos, as transformações na gestação são muitas, principalmente as hormonais, a fim de dar estrutura ao desenvolvimento do bebê, e isso sempre tira a mulher da rotina, seja para mais ou para menos. Então é onde começam a aparecer enjôos, dores, cãibras, entre outras situações bem comuns na gestação.

Para suportar todas essas mudanças no organismo, é essencial que, sob orientação do médico obstetra, a gestante  faça exercícios físicos, e uma das atividades mais indicadas e benéficas é a fisioterapia para grávidas. Sabemos que esse tipo de fisioterapia, visa trabalhar o corpo e ajuda a fortalecer a musculatura, durante a gestação, em especial a fisioterapia pélvica para grávidas.

Como funciona a fisioterapia pélvica

A fisioterapia pélvica previne e trata alterações no assoalho pélvico, ou períneo, seja nos homens ou nas mulheres. Mas para a gestante é extremamente importante, sendo que se essa região, for trabalhada corretamente, pode proporcionar mais conforto durante a gestação, e um trabalho de parto melhor.


fisioterapia+pélvica+para+grávida2

A fisioterapia pélvica para grávidas ajuda na prevenção de prolapso genital, ou a descida do útero e vagina, que resulta na barriga caída. É preocupante mesmo, porque na gestação o útero aumenta vinte vezes para suportar o peso do bebê em seu interior, e com isso comprime todos os outros órgãos. Depois do parto, ele precisa se recuperar, e com os exercícios de fisioterapia pélvicaa recuperação também é mais fácil e rápida.

fisioterapia+pélvica+para+grávida1

A fisioterapia pélvica previne problemas de incontinência urinaria causada por situações comuns como: tosses, espirros, riso, exercícios, entre outras circunstâncias. Previne e minimiza possíveis seqüelas do parto, prepara para a volta das relação sexuais sem dor, previne e trata a incontinência fecal, disfunções sexuais, flacidez vaginal. Se você é gestante, converse com seu ginecologista obstetra e avalie com ele se você pode fazer a fisioterapia pélvica. Se puder e ele liberar, vai ajuda-la muito durante e depois de sua gestação.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *