Amebíase: diagnóstico, tratamento e como evitar

A amebíase é uma contaminação que ocasiona dor de barriga, diarreia e outros. Para evita-la é preciso ficar atento a higienização das mãos e beber somente água filtrada ou fervida e esfriada.

05/08/2013 16h19m. Atualizado em 19/11/2014 22h06m por:

 

evitar amebíaseA amebíase é uma infecção do aparelho digestivo causado por um parasita chamado Entamoeba histolytica (ameba).

Como é transmitido a amebíase

Alimentos e água contaminados transmitem a doença ao organismo do bebê e da criança. Populações carentes, sem saneamento ou que não desfrute das condições básicas de higiene tendem a ser o principal alvo.

Sintomas

Cólicas, mal-estar, diarreia intensa, dores abdominais e, em alguns casos, uma febre leve. Quando a infecção não esta controlada, é possível ocorrer ulcerações na parede interna do intestino grosso e algumas vezes ocorre sangramento pelas fezes.

O que fazer para se ter um diagnóstico

Um exame de fezes pode detectar o parasita. Existem medicamentos eficazes. A duração do tratamento pode variar de criança para criança, conforme o grau de comprometimento com a amebíase.

Dicas para evitar a amebíase

evitar parasitas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ofereça ao seu filho sempre água potável e ensine a ele hábitos básicos de higiene, como lavar as mãos após o uso do banheiro e quando for fazer uma refeição.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *