Fazendo uma poupança para o filho

Tem condições de guardar uma quantia por mês e esta preocupado com o futuro dos filhos, que tal abrir uma poupança para ajuda-los em seu futuro.

05/03/2012 21h11m. Atualizado em 13/11/2014 20h38m por:

 

poupança para os filhosA vida é maravilhosa se soubermos aproveitar cada minuto e não desperdiçar nosso tempo com sentimentos e/ou situações estressantes e desnecessárias. Por outro lado, ela é totalmente incerta e cheias de surpresas. Não dá pra prever direito onde e como estaremos daqui a dez anos porque como diz o poeta “o tempo não para”.

Uma hora podemos estar em uma empresa em um cargo de vendedora de loja e daqui a um tempo, lá está você em outro país trabalhando como executiva.

Particularmente, essa é uma das muitas coisas que me encanta em viver! Da mesma forma que o tempo traça caminhos maravilhosos para sua vida, ele também pode preparar algumas armadilhas e em uma delas, se você não estiver prevenido, pode passar bom maus bocados. Imagina se isso acontece com quem tem filhos? Infelizmente acontece e sem dúvida alguma deve ser horrível.

Investir em poupança para os filhos

Mesmo sem ter filhos ainda sei bem como é importante ter sempre uma reserva por menor que seja. É, eu falo de dinheiro mesmo! Num mundo cada vez mais capitalista onde somos o que temos e o consumismo está mais e mais exagerado, tudo é movido pelo dinheiro. Daí a importância de economizar o quanto puder para que caso você passe por alguma dificuldade financeira, isso não interfira tanto na vida de seu filho.

Agora seu pequeno (a) tem um bom plano de saúde que garante um atendimento digno na rede de saúde particular (infelizmente o SUS não dá conta mesmo!), estuda em um ótimo colégio e pode fazer o cursinho de inglês sem problemas. Mas, e se você e/ou seu companheiro passarem por problemas no local de trabalho? De fato o orçamento vai apertar e talvez vocês precisem fazer um corte no orçamento.

Certamente você como mãe dedicada e preocupada com o futuro dos pequenos vai fazer de tudo para que nada na vidinha deles seja alterado mas sabemos que nem sempre isso acontece; depende de cada situação. Por isso é importante que você tenha uma reserva financeira para os filhos.

Com uma poupança no banco no nome de seus filhos voce pode depositar sempre que puder um valor de R$50,00 ou acima e por um tempo, esse dinheiro pode ser usado por eles para cobrir os gastos que voce e seu companheiro não conseguem suprir.

Alguns pais abrem uma poupança desde que o pequenos são bebês e depositam ali todo mês uma determinada quantia. Quando seu bebê se torna um adulto, possui um valor considerável em conta que vai ser útil para o intercambio no exterior, nas mensalidades da faculdade e no curso profissionalizante que ele escolher.

E por sua vez você vai poder respirar tranqüila porque o futuro de seus filhos já está garantido. Porém, é melhor começar o quanto antes e ter um objetivo para o dinheiro reservado, como exemplifiquei agora nesse parágrafo.

E outra coisa: para que tenha certeza de que o esforço de anos não foi em vão, ajude a seu filho a valorizar o dinheiro, fazendo uma poupança em casa ( um cofrinho por exemplo) eles colocam as moedas dentro e quando forem abrir em uma ocasião que seja necessário, para estimular você dirá que vai acrescentar um valor a mais, para que a criança  fique estimulada e mexa nas moedas que foram guardadas ao longo do tempo.

E quanto aquela que depositou em uma agência bancária, você pode estipular que os filhos tenham acesso a quantia somente após completarem seus 18 anos.

Ainda tem dúvidas de que abrir uma poupança para os pimpolhos é uma ótima idéia?

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *