4 dicas para evitar o estresse pós parto

Com o nascimento do bebê, naturalmente gera uma ansiedade, o que não pode ocorrer é um estresse excessivo, pois pode prejudicar a criança e a família no geral.

26/11/2013 10h29m. Atualizado em 08/10/2014 23h08m por:

 

estresse após partoLogo após a gestação, o emocional de uma grande parte das mulheres fica totalmente descontrolados. Além disso, as preocupações decorrentes dos cuidados com o bebê, tais como dar banhos, trocar e amamentar, fazem com que a ansiedade tome conta da mulher, deixando-a irritada e bastante sensível a quaisquer estímulos, resultando num estresse pós parto. O agravamento desse caso, pode acarretar a depressão, nos seus mais variados graus.

evitar+stress+pos+parto3

Dicas para evitar o estresse pós parto

Dicas para evitar o estresse

Para que o estresse pós parto não ocorra, algumas recomendações são de extrema valia, a fim de que superar essa fase da forma mais tranquila possível.

evitar+stress+pos+parto4

Alimente-se bem para evitar o stress pós parto

Faça um check-up

O ideal é avaliar suas condições físicas e mentais antes da concepção. Os casos de gravidez de risco, presentes em sua maioria, nas adolescentes, gestantes com idade superior a 35 anos, pacientes com doenças crônicas e casos de abortos repetitivos eleva abruptamente os níveis de stress. O acompanhamento de um psicólogo é bastante recomendado nessas situações.

evitar+stress+pos+parto

Faça check-up de sua saúde

Vida saudável

O ideal é adotar e manter esse estilo durante toda a vida, Incluindo o período anterior à gravidez. Uma alimentação balanceada é o primeiro passo para garantir saúde física, mental e evitar o estresse. Associam-se a isso, a adoção de atividades físicas moderadas e abstinência de tabaco e álcool.

evitar+stress+pos+parto2

Tente levar uma vida mais saúdavel com exercícios

Laços afetivos

Mantenha forte os laços afetivos: O apoio de familiares e amigos fortalece o emocional e traz segurança e paz de espírito a recente mamãe. Palavras de conforto, carinho e consideração são formas eficazes de fortalecimento afetivo. Quando a gravidez não foi planejada, as atenções devem ser redobradas.

evitar+stress+pos+parto5

Mantenha os laços afetivos

Tranquilidade

Cuide do bebê com tranquilidade: as preocupações com os horários a serem cumpridos pode gerar uma carga extra de adrenalina, principalmente na primeira concepção. Fique tranquila e siga seus instintos. Mesmo que erre algumas vezes, no final tudo dará certo e as experiências vividas poderão ser oportunas para os próximos filhos. No caso do bebê já possuir outros irmãozinhos, saiba lidar com os ciúmes deles de forma natural e previsível.

Essas recomendações são muito úteis para garantir um período pós-parto tranquilo e sem stress. Cuidar do emocional nessa fase é tão importante quanto as preocupações com a saúde física e podem fazer toda a diferença no psicológico da mulher por toda a vida.

 

 

 

 

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *