Doenças sexualmente transmissíveis (DST’s) e infertilidade

DSTs podem ser tão agressivas, chegando inclusive a causar infertilidade feminina.

25/10/2011 16h46m. Atualizado em 31/10/2014 21h58m por:

 

DSTs e infertilidade

Saúde é algo sério, com que não devemos brincar e nem descuidar, não acham? Ainda mais quando falamos da saúde íntima da mulher, aliás, assunto já discutido aqui no blog anteriormente. O assunto abordado neste post será: A DST’s pode causar infertilidade.

Todo o cuidado é pouco na hora de tomar os devidos cuidados com o contato sexual. Muita gente pensa que camisinha e anticoncepcional só evitam à gravidez, mero engano, a pílula anticoncepcional sim, é contra a concepção, mas a camisinha é o único meio de prevenir as DSTs que podem ser transmitidas pelo ato sexual.

Prevenir contra as DSTs

Claro que, creio eu, a intenção da maioria das mulheres que visitam esse blog é justamente não evitar a chegada do baby. Mesmo assim, você não pode deixar de se prevenir contra as DSTs e, pra isso, são necessários alguns cuidados básicos dos quais vocês não podem abrir mão, não só no “treino” para a gravidez como também por toda sua vida.

Devido à forma que possuem, os órgãos sexuais femininos estão muito mais propensos a infecções que, por muitas vezes surgem silenciosamente, sem causar alarde e, é justamente aí que mora o perigo.

Nem sempre as DSTs são detectadas no começo, podendo causar grandes danos a saúde e também a fertilidade feminina. Quer saber mais? Algumas DSTs são tão agressivas que podem causar a infertilidade feminina de forma irreversível, tudo que uma mulher que sonha em ser mãe, deseja!

Uma infecção mais grave pode acometer as trompas de falópio ou ate mesmo bloquear as mesmas, fazendo com que dessa forma elas não sejam mais úteis. Em muitas das vezes tais infecções são resultado de uma Doença Sexualmente Transmissível (DSTs) que, como eu disse anteriormente, chega silenciosa e não causa nenhum sintoma, impossibilitando assim o seu diagnostico precoce.

Dentre as infecções causadas pelas DSTs, a clamídia é a que mais acomete mulheres de todo canto do mundo. Para você ter uma idéia, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 92 milhões (isso mesmo!) de novos casos são diagnosticados por ano em todo o mundo.

A doença causa infertilidade tubária em 3 a cada 4 mulheres acometidas pela infecção. Ai você se pergunta: “como assim? Onde estão as campanhas de prevenção contra as DSTs?” É, você está hiper correta, é muita gente doente mesmo, mas, o “X” da questão é justamente o fato da clamídia ser uma infecção silenciosa, sem sintomas aparentes, em mais de 80% das mulheres infectadas.

Os médicos explicam que quando se deparam com uma paciente que apresenta dificuldades para engravidar, um dos primeiros exames solicitados é aquele que verifica as trompas da mulherada, justamente para ver se está tudo ok.

Muitas bactérias provenientes das infecções por DSTs vêm criando resistência aos antibióticos receitados para eliminá-las, tornando assim, a “luta” mais difícil.

Então mulherada, não tem jeito, todo cuidado é pouco na hora de evitar as DSTs que como vimos, pode tornar o sonho da maternidade, impossível. Você e seu parceiro devem checar como anda a saúde de ambos antes de qualquer coisa e aí sim, partir pros “finalmente”. Assim, você terá sua tão sonhada gravidez tranqüila e cheia de saúde para mamãe e para o bebê.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *