Educar sem gritar com os filhos

A atenção dos pais é essencial para crianças em fase desenvolvimento e o que eles menos precisam é de pais gritando o tempo inteiro, influi no emocional e acaba prejudicando.

18/03/2012 00h02m. Atualizado em 13/11/2014 20h42m por:

 

GRITAR COM FILHOSQuem já é mãe sabe muito bem que a maternidade mesmo sendo muito compensatória (carinho sem igual dos filhos, demonstrações de afeto, as primeiras palavras da criança…), também requer muita dedicação e paciência, afinal, não deve ser nada fácil orientar e educar uma criança por 24hs.

Algumas mamães podem se considerar sortudas já que seus anjinhos não causam muito “agito” e costumam obedecer facilmente as instruções dadas. Mas, na maioria das vezes, não é bem o que acontece e aí é quase impossível manter a calma durante todo o dia.

Fico numa situação delicada já que não sou mãe ainda, mas, por outro lado, acompanho de perto meus sobrinhos. Por esse motivo percebo que diante de algumas atitudes e comportamento das crianças, os pais muitas vezes perdem a paciência e acabam elevando o tom de voz; gritando mesmo. Aí eu fiquei pensando: nós gostamos de ter alguém nos tratando a base de gritos?

Como falei anteriormente, a rotina diária de uma mãe é cansativa e muito puxada e ela também precisa lidar com suas questões pessoais além das crianças, mas, sabemos que nem todo mundo é 100% e num dia mais estressante ou diante de problemas, em alguns momentos fica difícil manter a calma com a criança que insiste em não obedecer.

Não estou justificando porque sei que não é nada bom para os filhos, crescerem em meio a discussões e gritos (vamos combinar que têm mães que só se comunicam assim com os filhos, né?), pelo contrario; os psicólogos alertam para os problemas futuros.

Dicas para educar a criança sem gritar

A primeira dica é se afastar da situação. Sim, sei que é difícil, mas é necessário para que não ocorra a gritaria. Respire um pouco, conte até 10(dez) se preciso (tem crianças que nem contando até mil! vamos deixar para lá). O importante é não permitir que o nervosismo tome conta da situação.

Como a hora de mandar guardar os brinquedos ou simplesmente não subir no braço do sofá, haja demonstrando autoridade; fale com firmeza e mostrando que realmente não está brincando. É necessário que fique claro para criança quem é quem na situação, você.

Autoridade não é gritar com os filhos; é apenas um grande erro. A verdadeira “bronca” é aquela dada com firmeza e voz firme, mas, que ao mesmo tempo é calma, só exige respeito.

Gritando com a criança, você abre espaço para que ela haja da mesma forma com você e até mesmo não consiga entender o porque de sua tensão (ainda mais se é uma criança pequenininha). A calma mostra que você realmente está chateada e impacta a criança fazendo-a seguir mais rápidos as suas instruções.

Por fim, sugiro que fique atenta as atitudes de seus filhos. Muitas vezes atitudes e respostas agressivas ou desobediência excessiva, chamam atenção para um problema maior que a criança possa estar enfrentando na escola ou um sinal de que ele possui alguma dificuldade em se expressar, daí, a atenção dos pais é essencial e o que eles menos precisam é de pais gritando o tempo inteiro.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *