Adolescência do bebê: Crise dos dois anos

Muitas crianças por volta dos dois anos tem uma crise de rebeldia que já é conhecida: adolescência do bebê, com birras e muitos NÃO.

28/04/2012 14h21m. Atualizado em 13/11/2014 21h05m por:

 

criança fazendo birraPirraça por tudo, gritinhos no meio da sala, comer é um sufoco, mal criação na frente dos outros; resposta na ponta da língua e muita irritabilidade…descrevi o comportamente que seu pequenino vêm apresentando ultimamente? Ele pode estar na adolescência. Não, não é brincadeira. A Adolescência do Bebê ou “Terrible Two”, termo americano usado para definir o periodo comportamental que a criança passa por volta de dois anos de idade.

Os escândalos e a negação por coisas que antes ele amava fazer, fazem parte dessa fase. Tudo passar a ser motivo de birra e  é um sufoco como: a hora do banho, escovar os dentes, se vestir, ou seja, atividades cotidianas. A boa notícia é que além de normal, essa fase é passageira e faz parte importante no desenvolvimento da criança.

Durante o “terrible two”ou adolescência, o bebê começa a se perceber como indivíduo e assim, quer mostrar seu crescimento e a “independência” adquirida para os pais, mas, não sabem ao certo como fazê-lo. Por isso, tantos “não” ditos com firmeza, é o que ele sabe fazer!

O que fazer quando seu filho só fala não

Os especialistas dão algumas dicas para você não sair por aí arrancando os cabelos e lidar melhor com essa miniatura rebelde:

– Estabeleça uma rotina para o bebê. Horários para comer, brincar, dormir. Sabendo que determinadas atividades sao corriqueiras, ele se adapta e aceita melhor;
– Deixe que ele tenha autonomia para decidir o que quer comer. Ao invés de impor um prato, porque não dar opções? O mesmo deve ser feito na hora de se vestir; dê opções de peças para que ele mesmo escolha o que mais o deixa confortável;
E, claro, o mais importante para atravessar essa fase de rebeldia do seu filho: paciência e mais paciência. Essa aí mesmo que você cultiva desde os primeiros meses lá da gravidez. Não esqueça do equilíbrio para não perder a noção e, no intuito de se livrar das birras e “nãos”, fazer todas as vontades dos pimpolhos, tornando-o além de “rebelde”, mimado e egoísta. Isso sim, não é só uma fase e dura para sempre.

Birras

Como proceder em caso de birra: Outras dicas que podem ajudar

Todas vez que for sair de casa oriente seu filho, exponha como quer que ele haja no local onde o esta levando. E procure nunca ceder as manipulações que ele possa usar. E muito menos lhe dê palmadas, puxões de orelha ou grite.Caso ela começe a chorar ou fazer birra, avise-a que irá conversar em casa sobre suas atitudes.

Um coisa que pode ajudar, é chamar a atenção da criança para outras coisas na hora que estiver dando seu showzinho, após isso abaixe até ela e a faça compreeender o porque de seu descontentamento com o ato dela, mostre a ela o porque esta triste e como gostaria que ela se comportasse.

Ignorar a birra algumas vezes resulta em resultados positivos, mas se tudo não conter sua criança, saia do local público com ela sem falar nada, estará mostrando sua desaprovação.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *