Alcoolismo Feminino: Um vício que cresce

Hoje o alcoolismo não afeta apenas os homens, cada vez mais mulheres entram nesse vício problemático.

27/09/2012 21h41m. Atualizado em 31/10/2014 22h21m por:

 

alcoolismo femininoalcoolismo feminino esta cada vez mais presente na vida da mulher, sendo preciso acordar para isso e não deixar que esse vício danoso e que cresce cada vez mais, prejudique a saúde e o convívio feminino.

O que leva uma mulher ao alcoolismo

Vejamos algumas justificativas para o fato: A mulher dos dias de hoje sofre pressões o tempo todo e de todos os lados.
Tem que ser boa mãe, esposa dedicada, profissional de sucesso, dar conta das tarefas do lar e ainda por cima estar com tudo em cima.

Dessa forma, nada mais merecedor que um feriadão ou fim de semana com os amigos curtindo um bom papo e, dependendo do gosto de cada uma, boas bebidas. Até aí tudo maravilhoso. O problema é que, seja por conta da pressão sofrida ou não, foi observado num período entre 2008 e 2010 que a dependência de álcool entre mulheres cresceu cerca de 48% em comparação aos outros anos.

Dados de um estudo realizado pela Secretaria de Estado da Saúde, envolvendo os atendimentos realizados nos Centros de Atenção Psicossocial (CAP’s), mostraram um aumento gradual de mulheres que bebem em todo o período.

Em 2008, o número de atendimentos prestados em janeiro e fevereiro foi de 4.235. Em 2009, o número quase dobrou, ficando em 6.048, Em 2010, mais aumento! os atendimentos chegam a 6.149, ou seja, um aumento de 45.66% em apenas dois anos. Opa! parece que as mulheres anda literalmente exagerando na dose de alcool e chegando ao alcoolismo.

Danos do álcool à saúde feminina

Ingestão de altas doses de álcool de forma progressiva e descontrolada podem comprometer seriamente o funcionamento do organismo da mulher e até mesmo levar a condições muitas vezes irreversíveis. Graves lesões no fígado e até mesmo problemas ginecológicos como abortos espontâneos, infertilidade e ausência de menstruação estão entre os danos à saúde feminina relacionados ao consumo exagerado de álcool.

O cérebro é outra área do corpo que sofre danos terríveis com o consumo incontrolado de bebida alcólica. Segundo dados informados por um estudo públicado no periódico “Alcoholism: Clinical and Experimental Research, mulheres alcóolicas sofrem danos no cérebro até 3(três) vezes mais rápido que o sexo masculino, nas mesmas condições do “vício”. Além disso, a função da serotonina é gravemente afetada.

“A doença afeta não apenas o paciente alcolizado, mas toda a família e o prejuízo na saúde é maior nas mulheres do que nos homens”, explica Doritch Wallach Verera, psicóloga, coordenadora da Clínica Prisma e especialista em Dependência Química pelo Instituto Sedes Sapientiae.

Dependência de álcool em mulheres é mais rápido

Enquanto os homens levam em média 10 anos para desenvolver o vício, mulheres já estão totalmente dependentes em até 5 anos. E isso tem explicação: Nós mulheres temos uma menor quantidade de água no corpo e mais gordura que os homens. Dessa forma, a concentração de álcool no sangue é muito maior. Há ainda o maior risco de desenvolvimento de doenças como a cirrose (mulheres que consomem mais de 14 doses por semana já têm sua saúde em risco).

Tratamento e Prevenção da dependência alcoólica feminina

O tratamento e prevenção da dependência alcoólica feminina levam em conta diferenciados fatores sócio-ambientais de cada paciente:

“O padrão de ingestão de drogas, os aspectos sócio-culturais, a dinâmica familiar e as consequências decorrentes do abuso do álcool são fundamentais para a caracterização das diferenças de cada caso”, esclarece a psicóloga Doritch.

Prevenção ainda é o melhor remédio

Como previnir é sempre o melhor remédio, que tal maneirar na dose de cerveja no happy hour com os amigos? Afinal, curtir a vida sóbria é muito mais bacana! Pense bem, não exceda na bebida pois os problemas permanecem e você só estraga sua saúde.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *