Lei proíbe lanches com brindes ou brinquedos

As crianças muitas vezes são atraídas a comer determinados lanches pelo brinquedo ou brinde que vêm junto, teremos uma lei que proibirá esse tipo de propaganda.

28/09/2012 22h44m. Atualizado em 19/11/2014 22h01m por:

 

lei proibe lanches com brinquedos

Lanches com brinquedo ou brindes proibido por lei.Consumismo desenfreado gera inúmeros problemas, não só financeiros, quanto emocionais e psiquiátricos até (TOC é um deles…). E em meio a uma sociedade cada vez mais movida pelo capitalismo tão perverso e desigual, até mesmo nossas crianças sentem diretamente o peso deste “esquema” de sociedade em sua vida diária. Ou melhor, são o público mais focado do comércio.

Para piorar, junto com a saúde dos pequenos têm ido pro espaço o nosso rico e suado dinheirinho. Que mãe nunca acabou cedendo ao pedido de um filho que, ao ver o bendito bonequinho da Era do Gelo 4 no banner do Mc Lanche Feliz (nem preciso citar a lanchonete,não é?) implorou para comer o nada saudável “combo” de hámburguer + batata frita + refrigerente? De “brinde” (olha que meigo) eles ganham um brinquedo, bendito bonequinho minúsculo que na maioria das vezes, nem se mexe.

O resultado é o óbvio: crianças alimentadas com altas doses de gordura trans, refrigerante e muito carboidrato. A culpa, claro, é do bonequinho!

Por situações como essas de extremo apelo consumista e irreparáveis danos a saúde de nossas crianças, é que foi aprovado pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), o projeto de lei de autoria do senador Eduardo Amorim (PSC-SE).

Segundo Amorim, o objetivo principal do projeto é “proteger o público infantil, maior alvo de campanhas mercadológicas que promovem a venda casada de lanches com brindes ou brinquedos.” O senador considera que esse tipo de ação resulta em “uma lógica de consumo prejudicial” e incentiva valores distorcidos, além de hábitos alimentares prejudiciais à saúde. Apoiadíssimo, senador!

“Em muitos casos, a criança nem está com fome, simplesmente pede ao pai que compre o lanche para receber o brinde”, explica o parlamentar na justificativa da proposta.

Lei contra os lanches com brindes

E não é só o senador que levantou a bandeiracontra os lanches com brindes. Segundo informações da Agência Senado, a venda dos lanches com brinquedos já têm uma legião de criticas no mundo todo, além de ter motivado outros projetos no Congresso Nacional para que fosse proibida, mas, nenhum foi transformado em lei até hoje.

Felizmente, tudo indica que o Mc Donald´s, Habib´s e outos “parceiros” vão ter um certo prejuízo à vista!! Ponto para nós que estamos torcendo para essa lei que proíbe lanches com brindes ou brinquedos entrar em vigor logo! Crianças mais saudáveis e menos consumistas: precisamos disso já!

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *