Menino brincando de boneca

Segundo os psicólogos, as crianças independentemente do sexo devem brincar com todos tipo de brinquedos.

29/10/2012 21h39m. Atualizado em 13/11/2014 23h03m por:

 

menino brincando de bonecaMeninos podem brincar de bonecas? Homens e mulheres. Tão diferentes e tão atraídos um pelo outro. Viva as diferenças! Mesmo assim, a luta pela igualdade entre ambos é acirrada e constante, mesmo com o passar dos anos. Será que um dia chegaremos a algum lugar?

Diferenças entre meninos e meninas

As diferenças começam já quando somos bem pequenininhos, lá na barriga. Ao descobrir o sexo do bebê a futura mamãe já começa a comprar tudo em cores distintas: rosinha para as meninas e azul para meninos. Ao nascer, as menininhas são sempre tratadas com mais “meiguice” por todos e ganham uma enxurrada de bonecas, ursinhos e afins. Os meninos desde cedo ouvem “coisas do tipo “moleque levado”, “homem não chora…” e por aí vai. Os brinquedos? Carrinhos, imitações de ferramentas do papai…

Menino brincando de boneca

Já pensou pegar o menino com uma boneca da irmã mais velha? Muita gente desconhece (inclusive eu até ler o material) mas, a genética tem sua responsabilidade nessa divisão de brinquedos de meninos e meninas, sabia? Uma delas é que dependendo do tempo que algumas áreas de nosso cérebro levam para se desenvolver podem refletir no gosto das crianças por alguns brinquedos.

As do lado direito são ligadas a coisas visuais, se desenvolvem de forma mais precoce nos meninos. É por isso que eles usam o brinquedo para chacoalhar, montar, empilhar e organizar. Já as meninas desenvolvem primeiro as regiões que envolvem o lado afetivo. Elas têm mais facilidade com as relações pessoais, daí, o interesse pelas bonecas, por exemplo.

Mas, o ambiente e os valores em que seu filho é criado têm grande importância na formação das escolhas dele. Seu filho pega uma boneca pra brincar e você faz o quê? Claro que dá um medinho de ter algo errado; é normal. Mas, não tem nada errado,viu ?

Da mesma forma que nossa sociedade passou por inúmeras mudanças nos últimos 30 anos (as mulheres ingressando no mercado de trabalho, pais que cuidam dos filhos enquanto as mães trabalham…), as brincadeiras também sentiram o reflexo dessas mudanças.

“Elas são como pontes para a realidade. Por isso, quando a criança troca de papel, treina como lidar com relações diferentes e emoções, tanto dela mesma como das outras pessoas”, explica a educadora Ivani Magalhães, coordenadora da brinquedoteca do Projeto de Extensão do Centro Universitário Ítalo-Brasileiro.

Mamãe, essa “troca” de brinquedos não influencia na sexualidade dos meninos. “Pense nas brincadeiras com as profissões como exemplo. Seu filho vai brincar de médico, professor, veterinário, secretário etc. Isso não significa que ele vá se decidir por uma dessas carreiras quando crescer”, diz Ivani.

O que os pediatras aconselham é justamente que você estimule seu filho a brincar com todo tipo de brinquedo. Assim ele terá como desenvolver habilidades de grande importância pro seu futuro, além da escolha de sua profissão e até mesmo lidar com pessoas.

Vai deixar passar essa oportunidade?

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *