Crianças consumistas

Numa sociedade informatizada somos bombardeados com propagandas, sendo assim devemos estar atentos as nossas crianças, em relação ao consumismo exagerado.

02/05/2013 23h55m. Atualizado em 14/11/2014 14h52m por:

 

criança consumistaCriança consumista, o fato existe e é um problema que deve ser evitado, são crianças que querem tudo que vê e a qualquer preço. Aquele brinquedo novo que acabou de passar no comercial, aquela boneca que ela viu na vitrine da loja, aquele celular moderno de ultima geração, aquela roupa que está na moda, são tantos desejos que fica difícil atender os pedidos, ainda mais quando eles são acompanhados da frase mais usada como justificativa: todos os meus amigos têm!

Infelizmente, cabe aos pais a tarefa de serem “chatos” e dizer não, colocar limites, afinal, realmente não é possível comprar todas as coisas que eles querem. Embora muitas vezes os filhos sejam educados, esforçados na escola e, ate mereçam o que estão pedindo, mesmo que você como pai ou mãe tenham condições de dar, é bom por um freio no consumismo das crianças, e falar não para alguns pedidos.

Dicas para evitar o consumismo em crianças

Crianças parecem inocentes e inofensivas, mas sabem fazer uma pressão que, segundo pesquisas, influenciam quatro de cada cinco coisas compradas em uma casa. Se o seu filho não para de pedir coisas, você pode conferir abaixo algumas dicas de, como com jeitinho, dizer não a eles e educar para que não tenham um comportamento tão consumista, vejamos:

Televisão: Nem sempre ela é tão amiga assim, às vezes para você ter uma folguinha você coloca seu filho em frente a TV por horas a fio, e nesse período pode ter a certeza de que ele verá muitas propagandas relacionadas as novidades em brinquedos, principalmente nos canais infantis. Segundo psicólogos, o tempo ideal de uma criança ficar em frente à TV por dia é de 2 horas. Portanto, estipule um tempo para seu filho assistir e principalmente observe o que ele esta assistindo.

Ir com a criança ao supermercado com fome: Isso não dá certo nem pra gente grande, imagina para uma criança. Embalagens já chamam a atenção por natureza, se estiverem com fome então, isso será uma tentação ainda maior.

Seja exemplo de seu filho: Para tudo na vida mais valem ações do que palavras e com crianças não funciona: faça o que eu digo, mas não o que eu faço. Por isso, seja um exemplo e não seja um consumista de mão cheia, o exemplo sempre será os pais ou quem convive mais com elas.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *