Bons exemplos de vida

A personalidade de uma pessoa se forma a partir do ambiente onde vive, e dos exemplos que lhes acercam.

17/08/2013 15h35m. Atualizado em 14/11/2014 14h45m por:

 

bons exemplos“Os bons exemplos dos pais são as melhores lições e a melhor herança para os filhos. ”

Todas as pessoas necessitam de orientação na vida, principalmente quando essa se encontra em desenvolvimento, como é o caso das crianças. Não tem como desenvolver uma personalidade sem olhar à sua volta, pessoas e suas ações. Na maioria das vezes, as pessoas se tornam na vida adulta, figuras parecidas como aquelas pessoas que admiraram desde a infância, por isso é fundamental tomar cuidado com os exemplos que passamos para os nossos filhos ou parentes que ainda estão desenvolvendo sua personalidade.

Ensinar o que é certo e o que é errado

Há pessoas que desde pequenas são ensinadas o que é certo e o que é errado, mas nem sempre levam tudo tão a sério, sendo que apenas escutam falar, mas não tem quem as aconselha agir de forma contrária, ou correta.

É por erros e acertos que, muitas vezes, temos de nos obrigar a apontar coisas positivas nos outros, sendo que defeitos são facilmente enxergados. Por exemplo, uma pessoa que indiscutivelmente foi um bom exemplo, porem perfeito, foi Jesus. Quando esteve na Terra, ele deixou o modelo ideal de ser humano a ser seguido. Claro que nós como pessoas imperfeitas não podemos chegar nem perto dele em termos de igualdade, mas características demonstradas por ele como amor, humildade, bondade, brandura, podem ser imitadas com um pouco de esforço.

Outra pessoa que, não comparada a Jesus, claro, mas que não deixa de ser um bom exemplo é Einstein. O cientista desde bem cedo procurou estudar, tinha curiosidade e buscou esclarecer todas as suas dúvidas. Hoje ele é considerado um sábio, alem de claro, um exemplo de vida. São várias as personalidades ao longo dos anos que surgem no mundo, e sem dúvida todas têm pontos muito positivos que podem ser usados em nossa vida, afinal, se eles conseguiram ser pessoas melhores, por que nós não conseguiríamos?

Os pais são os melhores exemplos para seus filhos e ajudam na formação de suas personalidades, desde que: eu faço o que digo.

Tudo é uma questão de desejar e se esforçar. Não é fácil ser paciente, tolerante, amoroso, ou então ser focado em algo, se preocupar com o futuro. Mas com um pouco de esforço sem dúvida conseguiremos ser pessoas melhores e um exemplo de vida para aqueles de nossa convivência.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *