5 dicas de como contar o tempo de gravidez e a importância da contagem

Calcular as semanas ou os meses de gestação, aliado aos exames de ultrassom e acompanhamento pré-natal, vai avaliar o andamento da gravidez e dará uma data em que o bebê vai nascer.

14/07/2014 17h39m. Atualizado em 14/08/2014 12h20m por:

 

controlar tempo gravidez1De repente vieram os enjôos, e você notou que a menstruação não chegou na data certa, e em sua mente já apareceu aquela luz dizendo: “Nossa estou grávida”, uma notícia maravilhosa e que vai lhe proporcionar o dom de ser mamãe. A partir deste momento você realiza exames para confirmar a gravidez, e logo já começa a imaginar como será este bebezinho que já começou a se desenvolver em seu útero. E é nestas horas que surge uma dúvida, como saber a quanto tempo estou grávida?

controlar tempo gravidez3

Aprenda a controlar o tempo na gravidez e seu peso

Como saber o tempo em que estou grávida

Saibam que esta é uma dúvida muito comum para todas as futuras mamães, já que não dá para saber exatamente quando ocorreu a fecundação do óvulo. O que todas sabem é que a gestação vai durar nove meses, ou 40 semanas, para contagem médica, e esta contagem é importante para acompanhar a gestante durante todo pré-natal, e para programar com antecedência o nascimento do bebê.

controlar tempo gravidez4

Como saber o tempo em que estou grávida

Quando começa a contagem das 40 semanas de gravidez

E este cálculo pode ser feito de forma aproximada tomando-se como base o último dia em que você ficou menstruada. Claro que não foi neste dia que sua gravidez se iniciou, mas esta é uma das formas de ter uma base de cálculo para saber ha quantas semanas sua gestação se iniciou. O dia da última menstruação também é usado para iniciar o cálculo dos nove meses, que s como por exemplo o dia 10, e a partir daí todos os próximos dias 10 de cada mês serão o início de um novo mês de gestação. Estes nove meses são divididos por trimestres, onde o primeiro trimestre você apresenta sintomas diversos, como náuseas e muita sonolência; no segundo trimestre dá para realizar compras, planejar o quarto do bebê, viajar e investir na vida sexual; e já no terceiro semestre você começará a inchar um pouco mais e fica mais difícil de realizar as tarefas.

controlar tempo gravidez2

Quando começa a contagem das 40 semanas de gravidez

Não lembro o último dia da menstruação, e agora?

Não se lembrar do último dia em que você esteve menstruada pela última vez também é um fator que acontece com frequência, já que muitas mulheres possuem ciclos irregulares de menstruação, e com isso fica mais difícil o cálculo. Nestes casos dá para fazer um exame de ultrassom, para medir o tamanho do embrião, ou do saco gestacional, e com o médico saberá ao certo há quantas semanas você está grávida. Só que este exame tem que ser feito até a 12ª semana de gestação para ter um resultado mais preciso, pois após esta data os bebês começam a ficar com tamanhos diferentes, e com isso o cálculo é mais difícil.

tempo na gravidez

Não lembro o último dia da menstruação, e agora?

Importância de contar o tempo de gestação

E calcular as semanas ou os meses de gestação, aliado aos exames de ultrassom e acompanhamento pré-natal, são muito importantes, tanto para avaliar o andamento de sua gravidez, como para ter uma data exata em que seu bebê vai nascer. Esta data é aproximadamente em 40 semanas, mas segundo os médicos a partir da 37º semana seu bebê já está formado em seu útero e preparado para nascer, e com isso você já deve acompanhar os sinais que indicam sua chegada. Mas vale lembrar que após alguns exames de ultrassom o médico poderá lhe apresentar uma data diferente para o nascimento de seu bebê, que pode variar em alguns dias do primeiro exame, tanto para mais quanto para menos, o que é natural, além é claro dos sinais que o bebê vai lhe dar quando chegar à hora de seu nascimento, e que também podem ser diferentes da data prevista para sua chegada.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *