Benefícios do método Mãe Canguru para bebês prematuros

No desenvolvimento do bebê prematuro ou que tenha nascido abaixo do peso, o método Mãe Canguru traz inúmeros benefícios.

22/07/2014 11h28m. Atualizado em 19/11/2014 22h10m por:

 

método Mãe Canguru Quando uma criança nasce de forma prematura, é imprescindível que ela receba um tratamento intensivo logo em seus primeiros instantes de vida, que envolve toda uma estrutura hospitalar e uma equipe multidisciplinar especializada, para que ela se desenvolva por completo, e assim possa ir para casa com seus pais no menor tempo possível.

Estes cuidados são muito importantes, e vão auxiliar a criança no seu desenvolvimento pleno, com saúde, ganho de peso e aumento de sua imunidade, que neste período de vida está mais fragilizado.

O método Mãe Canguru

E dentre os cuidados que são feitos para recuperação do bebê que nasce de forma prematura, hoje viemos lhes falar sobre um em especial, o método Mãe Canguru, que já vem sendo usado no Brasil há mais de 10 anos e trás uma série de benefícios na recuperação do bebê.

Mãe Canguru é um método de tratamento neonatal humanizado, que consiste na proximidade entre a mãe e o bebê, que ficam em contato pele a pele, com o bebê sendo amarrado ao peito de sua mãe só de fraldas, através do uso de tiras de pano bem fixas ao seu corpo.

Benefícios do método Mãe Canguru

E através deste contato o bebê se mantém em uma posição vertical onde experimenta diversas sensações estimulantes, como sentir o cheiro da mãe, ouvir seus batimentos cardíacos, sentir seu calor e até o cheiro do leite materno de forma mais próxima; e isto o deixa mais seguro da mesma forma como se ele ainda estivesse em seu útero aguardando pelo nascimento.

Já para mamãe ocorre o aumento da confiança em cuidar de seu bebê, a troca mutua de carinho, a sensação do cheirinho de seu filho e o aumento do amor incondicional, que já era intenso e passa a ser muito mais, devido a esta cumplicidade estabelecida na proximidade entre ambos.

Outra vantagem importantíssima de ressaltar é que o Mãe Canguru também pode ser feito pelo pai da criança, que também pode ter o bebê ali próximo ao seu peito, e com isso irá experimentar de forma muito mais especial o amor paterno incondicional, com sensações únicas para ambos vivenciarem.
Esta proximidade também auxilia no ganho de peso do bebê, na melhora de suas funções motoras, em seu desenvolvimento neurológico e também no aumento de peso, que é gradativo e constante, e ainda contribui para diminuir os riscos da infecção hospitalar no recém nascido.

método Mãe Canguru 1

Método mãe canguru pode ser realizado pelo pai da criança.

Como é feito o método Mãe Canguru

O método Mãe Canguru acontece por etapas, sendo que a primeira etapa acontece logo que o bebê está na UTI Neonatal, e a mãe ou o pai podem tocá-lo para lhe fazer carinho enquanto ele ainda está na incubadora.

A próxima etapa acontece quando o bebê já pode ficar fora da incubadora respirando normalmente, e tem condições clínicas mais estáveis. Nesta fase o bebê já pode ser colocado de fraldas sobre o peito nu da mãe ou do pai, e amarrado com faixas que o mantenham firme nesta posição. E nesta posição o bebê pode permanecer por um bom tempo, de acordo com a melhora de sua saúde.

Após esta fase, se o bebê já estiver em um quadro mais estável, poderá ficar junto com sua mãe em um alojamento conjunto, por 24 horas na posição canguru. E nesta etapa a mãe vai aprender a realizar todos os cuidados com seu bebê, como higiene e amamentação adequadas, sempre com acompanhamento hospitalar.

método Mãe Canguru 2

Já com a alta, a mãe e o bebê ainda se beneficia do método mãe canguru por um bom tempo em sua casa, até que o bebê esteja preparado para enfrentar o mundo, e comece a se soltar da posição de forma natural. Nesta fase além dos pais, avós e pessoas mais próximas podem realizar a posição canguru, para trazer benefícios ao recém nascido.

Lembrando que o acompanhamento hospitalar ainda será constante, para avaliar a evolução do bebê, e também a necessidade de alguma internação, caso seja necessário.

Mãe Canguru – Emoção em cada gesto

E neste vídeo vocês conferem um pouco mais sobre este emocionante método de tratamento humanizado, o Mãe Canguru, que vem devolvendo a saúde de bebês prematuros em todo Brasil:

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *