Hiperêmese Gravídica: Enjoos e Vômitos Excessivos

Hiperêmese gravídica é o enjoo excessivo que leva a gestante a não conseguir se alimentar direito, necessário atenção e acompanhamento.

27/12/2012 09h39m. Atualizado em 09/04/2013 22h49m por:

 

enjoo na gravidezHoje vamos falar sobre hiperemese gravídica. Como disse uma amiga esses dias: “Viver isso é muito emoção. É herança do Senhor”, se referindo à gravidez. E é assim que também penso, afinal, acredito que não existe coisa mais perfeita que gerar um vida dentro de nosso ventre. Mas, como as mamães sabem bem melhor que eu, muitas fases de uma gestação são mais complicadas para algumas do que para outras. Por exemplo: a vontade incontrolável de urinar toda hora, fome mais intensa e, um dos maiores incômodos; e  o famoso enjôo que acomete quase todas as grávidas.

Minha avó me disse um dia desses que minha mãe praticamente viveu à base de suco de laranja,  enquanto estava grávida de minha pessoa, porque tudo que ela ingeria, “voltava”; seus enjôos eram terríveis e ela emagreceu muito por isso. Lembrei disso esses dias porque vi no noticiário da TV a notícia de que a duquesa Kate Midleton foi internada por conta de fortes enjôos e vômitos. Gente, que situação horrível!! E mais: com isso, descobri que esses sintomas têm nome e tudo: é a hiperêmese gravídica. Nome chique para algo tão comum em muitas grávidas, não?

Como ocorre e porque a Hiperêmese gravídica

A hiperêmese gravídica atinge cerca de uma a cada 200 gestantes, ou seja, é mais comum do que você imaginava quando noticiaram o caso na duquesa da Inglaterra. Os vômitos e náuseas, nesse caso, acontecem de forma muito intensa sempre nos primeiros 3 meses de gestação.

“A condição clínica faz com que a mãe não consiga se alimentar direito. Isso pode fazer com que essa mulher, em alguns casos, sofra uma desidratação e precise ser internada”, esclarece o ginecologista e obstetra da Maternidade ProMatre Paulista, Dr. Luiz Fernando Leite.

O ginecologista explica que a hiperêmese gravídica é causada, quase sempre, pela alta taxa de hormônios na gravidez. Mas, existem outras causas para hiperêmese gravídica como a deficiência de vitamina B6, B1 e C, além das questões emocionais que também têm sua parcela de culpa para os episódios de enjôo e vômitos na gestante.

Se você se assustou quando o Dr. Luiz Fernando Leite mencionou acima sobre a possibilidade de desidratação na gestante com hiperêmese gravídica, saiba que os problemas não param por aí. Também pode ocorrer o desequilíbrio hidroeletrolítico, caracterizado pela perda de potássio e sódio. Além da desidratação pode ocorrer o chamado desequilíbrio hidroeletrolítico, que é marcado pela perda de sódio e potássio.

“Essa perda excessiva de sais pode levar a mamãe a ter quedas de pressão, tonturas, desmaios, câimbras nas pernas e até uma arritmia cardíaca”, alerta Luiz Fernando.

Quando o quadro da gestante chega a situações extremas como as citadas acima pelo médico, o melhor é a internação para que sejam tomadas as medidas necessárias para recuperação da saúde da mãe, claro, protegendo o filho também.

“Hidratamos a paciente com soro e damos vitaminas na veia, complexo B, vitamina C e potássio. No entanto, apenas o próprio soro já ajuda a melhorar”, orienta ele. “Após dois ou três dias ela já pode retornar ao trabalho normalmente”, esclarece Luiz Fernando.

O que fazer para evitar e amenizar a Hiperêmese Gravídica

Claro que, em alguns casos, os quadros aparecem de qualquer jeito por conta daqueles motivos citados lá no início do artigo, Mas, alguns cuidados com a alimentação podem ajudar bastante:
– Evite comer em grandes quantidades. Procure fracionar as refeições;
– Mastigue bem os alimentos;
– Beba muita água e líquidos em geral como água de coco, isotônicos do tipo “Gatorade” e similares. Eles são ótimos para repor os líquidos e sais minerais perdidos, evitando assim a desidratação; E as últimas dicas, dadas pelo Dr Luiz Fernando:

“Tudo que é gelado e cítrico – como limão – é mais fácil para a mamãe ingerir. Alimentos secos, como biscoitos de água e sal, pratos com pouco molho e tempero também são ideais”, orienta o médico.

Como podemos ver, por mais que alguns sintomas sejam inevitáveis na gestação, como é o caso da hiperêmese gravídica, felizmente, muitos podem ser amenizados e reduzidos com algumas mudanças simples. Muita saúde para você e para seu bebê!

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *